Estudantes da Unidade Escolar Antônio Madeira são classificados para a 3ª fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Piaui

26.05.2023
Os estudantes da Unidade Escolar Professor Antônio Maria Madeira, localizada no bairro Parque Piauí, foram classificados para a 3ª fase da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A nova fase teve início nesta segunda-feira (22) com 19,4 mil equipes inscritas de todos os estados do país e ficará disponível até o próximo sábado, 29 de maio.

A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de professores, alunos de pós-graduação e de graduação, se tornando uma importante ferramenta de ensino de História do Brasil que busca estimular a análise crítica dos estudantes, contribuindo para a preparação em vestibulares, concursos e exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o estudante da 3ª série do Ensino Médio e um dos classificados da escola Antônio Madeira, Welbert Costa, a sua preparação e a de seus colegas de equipe para a olimpíada vinham acontecendo há quase 2 meses. “Estivemos sempre estudando, resolvendo questões de edições anteriores das olimpíadas e procurando sempre nos aprimorar e entender mais como funcionava a lógica das questões. Durante essa preparação, percebemos muitos padrões de como eram elaboradas certas questões, já que envolviam muitos assuntos específicos. Já começamos a responder às questões da 3ª fase e estamos bem confiantes. Acreditamos que temos capacidade suficiente para chegarmos na próxima fase e talvez até na última fase, representando o Piauí em São Paulo. A nossa expectativa é trazer medalhas para o nosso estado, sempre buscando o melhor desempenho e tentando erguer o nome do nosso estado e também da nossa escola”, declara o estudante.

Para Ulissis Borges, estudante da 3ª série do Ensino Médio e também um dos classificados da escola, a olimpíada contribuiu para que ele adquirisse ainda mais conhecimento. “A cada fase nós nos reunimos e discutimos para nos preparar. Eu espero que as próximas fases sejam tão divertidas quanto essa. Temos a oportunidade de discutir bem os assuntos e adquirir ainda mais conhecimento”, disse.

A 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil contará com seis fases, sendo previstas para encerrar no dia 17 de junho. Cada etapa terá duração de uma semana. A participação na ONHB ocorre em equipes formadas por um professor de História e três alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série a 3ª série do Ensino Médio. O conteúdo apresentado nas questões permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.

Em cada fase, as equipes deverão responder questões de múltipla escolha e fazer tarefas. Essas atividades podem ser realizadas com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, documentos e orientação do professor. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

O professor de História e orientador da olimpíada de História do Brasil na Unidade Escolar Antônio Madeira, Heitor Matos, explica que a ONHB é um pouco diferente das olimpíadas tradicionais por privilegiar a construção de equipes que lidam com todos os tipos de fontes. “Nessa preparação nós lidamos com questões e todos os tipos de interpretação de materiais para que, na época da olimpíada, eles pudessem lidar com todo o tipo de situação adversa. Na olimpíada são utilizadas desde fotografias, música, observamos o uso até mesmo de posts das redes sociais, documentos oficiais de estado. Exercitar o olha clínico do aluno se fez necessário durante essa preparação. Nós fomos privilegiados, com o apoio da escola, para fazermos uma preparação antecipada e os meninos com certeza refinaram o olhar crítico e estarão preparados para as outras situações que eles terão, por exemplo no Enem. Estou muito feliz e satisfeito com o resultado e vamos para cima. Estamos disputando com escolas públicas e particulares do Brasil inteiro e conseguimos ir muito longe. A ideia é chegar na final e conseguir ir para São Paulo, representar bem o nosso estado lá”, detalha o professor.

A relação de aprovados para a fase final será divulgada no dia 22 de junho. Essa etapa ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, na Unicamp, em Campinas no estado de São Paulo. A ONHB 2023 premiará as equipes e escolas participantes baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final. Todas as equipes receberão certificados. Os grupos que forem para a fase final também contarão com medalhas de ouro, prata, bronze e “cristal” e troféus para as escolas.
 
 
Equipes da U.E Antônio Madeira classificados para a 3ª fase da ONHB
 
Cabeça de Cuia
Simão Ramel
Marcos Vinicius
Miguel Henrique

Peba João
Ulisses Anuar
Rômulo kalebe
Lucas Gabryell

Zabelê
Welbert Costa
Anna Beatriz
Bruna Kaline