Estudantes participam de Game Virtual para divulgação do Programa Jovem Senador 2022

Mato Grosso do Sul

21.03.2022

Estudantes da Rede Estadual de Ensino, Yara Dourado da Silva da EE Antônio Nogueira (Terenos), Ysabelly dos Santos Pereira da EECIM Marçal de Souza Tupã-Y (Campo Grande) e Samuel Ramiro Gonçalves do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, participaram, no dia 17 de março, do Game Virtual para divulgação do Programa Jovem Senador 2022, realizado totalmente on-line, pelo Google Meet e disponível para o público pelo YouTube do Jovem Senador, ao vivo.

Os estudantes participantes responderam a questões de múltipla escolha utilizando como fonte de informação/estudo a obra “Constituição em Miúdos”, volume I e II, disponível em e-book no site: https://livraria.senado.leg.br.

Pela primeira vez, as três escolas participantes irão receber o prêmio que é a Biblioteca da Cidadania, uma coletânea de livros da Livraria do Senado, pois os três estudantes empataram com o número máximo de acertos.

Todos os estudantes e escolas receberão certificados de participação.

O programa

Realizado anualmente, o Jovem Senador dá a estudantes de escolas públicas de todo o país a chance de conhecer o Senado em Brasília para aprender sobre o processo legislativo. Eles apresentam projetos que, se aprovados pelo Congresso Nacional, podem virar leis.

Os participantes devem ter no máximo 21 anos e estar matriculados no ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). Estudantes de escolas militares e escolas técnicas podem participar, desde que essas escolas façam parte da rede de ensino das secretarias estaduais de Educação. 

Inscrições

As inscrições para o Programa Jovem Senador 2022 estão abertas até o dia 25 de março. Para participar, os estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais precisam fazer uma redação sobre o tema "200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã".
Na primeira etapa, cada escola seleciona uma redação para representá-la no concurso. Em seguida, as secretarias estaduais de Educação escolhem, entre as redações enviadas pelas escolas, as três melhores de cada estado e do Distrito Federal. Na etapa posterior, uma comissão julgadora formada por servidores do Senado, do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação seleciona os 27 textos, um de cada estado e do DF.

A ficha de inscrição e a folha de redação estão disponíveis em senado.leg.br/jovemsenador

Adersino Junior, SED/MS