Mato Grosso do Sul
21.03.2022Estudantes da Rede Estadual de Ensino, Yara Dourado da Silva da EE Antônio Nogueira (Terenos), Ysabelly dos Santos Pereira da EECIM Marçal de Souza Tupã-Y (Campo Grande) e Samuel Ramiro Gonçalves do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, participaram, no dia 17 de março, do Game Virtual para divulgação do Programa Jovem Senador 2022, realizado totalmente on-line, pelo Google Meet e disponível para o público pelo YouTube do Jovem Senador, ao vivo.
Os estudantes participantes responderam a questões de múltipla escolha utilizando como fonte de informação/estudo a obra “Constituição em Miúdos”, volume I e II, disponível em e-book no site: https://livraria.senado.leg.br.
Pela primeira vez, as três escolas participantes irão receber o prêmio que é a Biblioteca da Cidadania, uma coletânea de livros da Livraria do Senado, pois os três estudantes empataram com o número máximo de acertos.
Todos os estudantes e escolas receberão certificados de participação.
O programa
Realizado anualmente, o Jovem Senador dá a estudantes de escolas públicas de todo o país a chance de conhecer o Senado em Brasília para aprender sobre o processo legislativo. Eles apresentam projetos que, se aprovados pelo Congresso Nacional, podem virar leis.
Os participantes devem ter no máximo 21 anos e estar matriculados no ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). Estudantes de escolas militares e escolas técnicas podem participar, desde que essas escolas façam parte da rede de ensino das secretarias estaduais de Educação.
Inscrições
As inscrições para o Programa Jovem Senador 2022 estão abertas até o dia 25 de março. Para participar, os estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais precisam fazer uma redação sobre o tema "200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã".
Na primeira etapa, cada escola seleciona uma redação para representá-la no concurso. Em seguida, as secretarias estaduais de Educação escolhem, entre as redações enviadas pelas escolas, as três melhores de cada estado e do Distrito Federal. Na etapa posterior, uma comissão julgadora formada por servidores do Senado, do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação seleciona os 27 textos, um de cada estado e do DF.
A ficha de inscrição e a folha de redação estão disponíveis em senado.leg.br/jovemsenador
Adersino Junior, SED/MS