Estudantes da Escola Estadual Arcênio Rojas participam do “Mundo Senai”

Mato Grosso do Sul

16.11.2022

Os estudantes da Escola Estadual Arcênio Rojas, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Caarapó, participaram nesta quarta-feira (09), do 14º Evento Nacional “Mundo Senai”, sob a orientação dos docentes Jovania Maran Furtado e Marcos Aurélio Gotardi.

O objetivo do evento é promover integração entre instituição e sociedade, visando oportunizar conhecimento sobre tendências do mercado de trabalho e opções de formação profissional que a instituição oferece.

Metaverso

Durante o “Mundo Senai” os estudantes do 9º ano A e 1º ano Ensino Médio assistiram a palestra com tema Metaverso puderam conhecer os laboratórios e os cursos oferecidos pela instituição. Segundo relatos dos estudantes o evento foi maravilhoso e tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos.

A arte-educadora Jovania Maran Furtado ministra a Disciplina Projeto de Vida, ressalta que a visitação, até o evento promovido pelo SENAI, teve por intuito incentivar os estudantes em sua escolha profissional, “com o lema viver o presente, pensando de maneira prospectiva, realçando a importância de projetar sonhos e ir em busca até realizá-los, onde tudo é possível quando há força de vontade e dedicação”.

A estudante Vitória Maldonado Vasques, do 1⁰ Ano “A”, do Ensino Médio menciona que “a visita ao SENAI foi muito interessante sendo uma forma de inspiração e motivação para nós ingressarmos na faculdade futuramente.”

O estudante Marcos Antonio Barbosa Farias dos Santos, 9⁰ Ano “A”, do EF, disse que “o passeio me fez pensar em fazer os cursos que eles oferecem, onde tivemos a oportunidade de ter uma aula diferenciada. Havia um professor especializado em várias áreas e explicou sobre o metaverso, que é um multiverso virtual tecnológico, sendo encontrado em jogos ou aplicativos, podendo resultar em ganhos financeiros.”

Para a estudante Gabrieli Roa dos Santos, 9⁰ Ano “A”, “o dia foi incrível, pois sair da rotina e conhecer coisas novas valeu a pena. Vou levar esse momento para o resto da vida!”. O estudante Edson Junior Malafaia Rodrigues, do 1⁰ Ano “A”, do Ensino Médio, relatou que “no SENAI existem vários cursos ótimos, o que eu mais gostei foi de mecânica agrícola, mas cito outros cursos relacionados a oficina elétrica, mecânica, meio ambiente, entre outros.”

A coordenadora pedagógica da escola Tamires Macedo Rosa, acrescentou que essa visita ao SENAI proporcionou aos estudantes o conhecimento de novos espaços de aprendizagem para projetar o seu futuro em sua carreira profissional, onde ficou perceptível o interesse dos discentes no evento.

O diretor Solon Rodrigues Lima agradece o convite da instituição por proporcionar o momento de integração aos estudantes desenvolvendo conhecimentos indo de encontro com a proposta da escola da “Autoria” que visa a construção do seu Projeto de Vida. Agradece também a Prefeitura de Caarapó por ter disponibilizado o ônibus para o transporte dos estudantes.

Adersino Junior, SED/MS