Estudantes da rede pública estadual são destaques no SIS

Amazonas

09.03.2015

Pela classificação geral das escolas públicas estaduais, a estudante da escola estadual Ruy Alencar, Nayandra Sales Bendaham, 17 anos, foi a primeira colocada e está entre os aprovados no vestibular para o curso de Medicina pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Nayandra atribuiu parte dessa conquista ao ensino proporcionado em sua escola. “Estou muito feliz com essa conquista. É uma sensação de dever cumprido. A gente precisa acreditar no nosso potencial, mas é sempre uma surpresa e atribuo parte desse resultado à minha escola, além da minha dedicação aos estudos”, destacou a estudante, também aprovada para Medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A UEA divulgou na última quarta-feira (7) o resultado das provas do vestibular e do SIS para ingresso em 2015. No total foram ofertadas pela instituição, no vestibular, 3.964 vagas para cursos de graduação, sendo 1.224 destinadas às unidades da capital e 2.568 vagas para o interior do Estado, além de 172 vagas destinadas aos indígenas.

Para o SIS, a universidade disponibilizou 2.686 vagas, sendo 816 para capital e 1.712 para o interior do estado, além de 158 vagas destinadas aos indígenas.

A gestora da escola Ruy Alencar, professora Jeane Melgueiro, informou que a escola contou com a aprovação de um número bastante positivo de estudantes no processo seletivo em áreas de grande concorrência como Medicina, Odontologia, Ciências da Computação e Engenharia.

De acordo com Jeane, o trabalho realizado pela escola ao longo de todo ano contribuiu para esse resultado. “Nosso ensino tem sido voltado para o vestibular, principalmente através de simulados, de modo a preparar nossos alunos para as avaliações que eles farão. Esse resultado é um reconhecimento pelo bom trabalho que estamos desenvolvendo, pois o estudante é preparado durante os três anos do ensino médio para ter condições ideais de realizar as provas e obter aprovação”, mencionou a gestora Jeane Melgueiro.

A escola estadual Ruy Alencar está localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte e o seu atendimento é somente para estudantes do ensino médio, nos três turnos de funcionamento, contando com 1.350 alunos.

Reconhecimento

Outro destaque na classificação da UEA foi o estudante da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, no bairro Cidade Nova, zona Norte, Rafael Valente, 18, aprovado em Odontologia no SIS e em Medicina no vestibular. Para o aluno, natural do município de Itacoatiara, que veio para Manaus no ano passado para cursar o último ano do ensino médio, o resultado é um enorme reconhecimento pelo seu esforço e dedicação. “Além da minha dedicação em estudar para o vestibular, inclusive colocando cartazes com diversas fórmulas nas paredes do meu quarto, tive sorte em encontrar uma boa escola para cursar o último ano do ensino médio, com professores muito compromissados. Medicina sempre foi o meu sonho e investi nisso a vida toda. Minhas expectativas são as melhores. É um novo mundo e quero estudar com muito prazer, muita alegria para, no futuro, contribuir com a sociedade. Estou muito feliz com o resultado”, comentou Rafael.