Estudantes da rede pública estadual passam por Avaliação de Verificação de Aprendizagem

Amazonas

11.11.2022

Com o intuito de medir o nível de aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto está aplicando a terceira etapa amostral da Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2022. Cerca de 2.800 estudantes estão  participando da aplicação das provas, em escolas na capital e no interior.

A avaliação verifica a aprendizagem dos alunos após o período da pandemia e, a partir disso, a Secretaria de Educação ajusta a proposta curricular, focando nas necessidades destacadas na amostragem. Além disso, através da avaliação, é possível verificar se as unidades escolares estão seguindo o currículo educacional. No total, 54 escolas da rede estadual de ensino estão participando, sendo 40 na capital e 14 no interior.

O coordenador da Avam, Eriberto Façanha, diz que a avaliação vai proporcionar um panorama da educação nessas escolas. “A partir dessa avaliação externa podemos verificar como melhorar e consolidar o processo de ensino aprendizagem, pois esses dados vão mostrar a competência dos nossos estudantes. A partir disso, podemos trabalhar na melhoria dos índices educacionais da Secretaria de Educação”, pontua.

Aplicação

Na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Professor Djalma Batista, na zona sul de Manaus, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental fizeram a avaliação nesta quinta-feira (10/11). O estudante Adelmir Aiden, de 14 anos, relatou que o preparo foi árduo desde o início do ano, sobretudo em Língua Portuguesa e Matemática.

“Como eu estudei bastante, espero que os meus resultados sejam muito positivos e que todos os alunos melhorem seu desempenho”, almeja o estudante.

A professora de Língua Portuguesa, Isis Fonseca, é uma das responsáveis pelo preparo da turma. Ela diz que a preparação foi baseada nos gêneros textuais, com apoio didático que a secretaria disponibilizou. “Nosso trabalho foi realizado com aulas de reforço e produção textual, e a turma avançou bastante. A Avam nos proporciona avaliar não somente a educação deles, mas nosso desempenho enquanto escola”, aponta.

Avam

Esta terceira etapa da Avam foca em verificar a aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, no Ensino Regular, nos  2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio. Além disso, abrange a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no 2° Segmento (7ª Etapa) e 3° Segmento (10ª Etapa).

Em Manaus, as provas serão aplicadas até 11 de novembro. Nos municípios de Coari, Humaitá, Manacapuru, Manicoré, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, devem ser aplicadas até 2 de dezembro.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM