Paraíba
02.10.2025Três escolas da rede pública estadual da Paraíba conquistaram o Prêmio Afrafep de Educação Fiscal, que está em sua 9ª edição. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (1º) no site da Instituição. Cada um dos vencedores serão agraciados com um certificado de reconhecimento e uma premiação financeira de R$ 5.000,00. A data e o local da entrega dos prêmios ainda serão definidos.
As equipes concorreram em duas categorias: Escola e Tecnologia. Na categoria Escola está a ECIT Mangabeira, em João Pessoa, que enviou o projeto “Clubes de Checagem dos Auditores da Educação Fiscal”, coordenado pelo professor Manoel Messias da Silva. A iniciativa envolveu 69 alunos diretos e 400 indiretamente nas oficinas de IA, de coletas de dados.
Essa é a terceira vez que a ECIT Mangabeira conquista o Prêmio Afrafep. Dessa vez o tema trabalhado com os estudantes foi sobre “Clubes de Checagem dos Auditores da Educação Fiscal”, uma iniciativa construída por estudantes da 2ª série do Ensino Médio, em parcerias com estudantes de outras séries e grupos de demais turmas, que se propuseram a investigar e combater a desinformação midiática sobre temas da educação fiscal, como impostos, arrecadação, cupom e nota fiscal, por meio de fontes confiáveis e geração de sonegação fiscal.
“Esse princípio perpassou pelo uso pedagógico do celular e a compreensão da Educação Fiscal, temática relevante não apenas para a ECIT, mas também para todas as escolas da Paraíba. A turma foi dividida em três clubes de checagem: Operação Fiscal; Gestão Inteligente e Educa+. Com resultados positivos de combate à sonegação gerada por fake news, os alunos trabalharam com checagens reais, ajuda da Inteligência artificial, visitas técnicas, consulta a populares, entrevistas a representantes públicos”, explicou o professor Manoel Messias.
A ECIT Daura Santiago Rangel, localizada no bairro José Américo, também na capital, ganhou o prêmio Afrafep na mesma categoria Escola, com o tema do projeto “Você sabe o que é sonegação fiscal? E o que isso tem a ver com a escola? Promovendo a Consciência e Atitudes de Combate à Sonegação Fiscal na Comunidade Escolar”, coordenado pela professora Acsia Lino de Alencar Gregório.
De acordo com a professora, o objetivo é conscientizar os estudantes sobre a sonegação fiscal, diferenciá-la da corrupção e mostrar seus impactos negativos, especialmente para quem mais depende de políticas públicas, como os alunos da rede pública. Uma pesquisa interna na escola revelou que 64% dos estudantes desconhecem o tema e durante o projeto foram adotadas metodologias ativas como gamificação, oficinas, estudos de caso, produção audiovisual e campanhas sociais, promovendo um aprendizado participativo e significativo.
“A culminância foi uma visita dos estudantes ao Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal da Paraíba, onde assistiram a uma palestra com o GAESF e puderam interagir com autoridades, fortalecendo a ideia de cidadania fiscal e o papel da Educação Fiscal na formação de uma sociedade mais consciente e engajada no combate à sonegação”, detalhou.
Já na categoria Tecnologia, quem levou a premiação foi a ECIT Otávia Silveira, localizada na cidade de Mogeiro. O projeto “TAXTALK – Um Chatbot de Educação Fiscal para AFRAFEP” foi desenvolvido pelo estudante João Vitor Queiroz da Silva Régis, dentro do grupo de pesquisa “A Era da IA” composto por mais 14 estudantes e coordenado pelo professor de Química, Suênio Alves.
“É motivo de muito orgulho, ver um estudante conseguindo com seu produto tecnológico, disputar um prêmio muito concorrido com universidades, institutos e outras instituições renomadas que desenvolvem tecnologia de ponta. Isso demonstra que a educação pública do estado, já no ensino médio, é competitiva e preparada. Mostrando que os estudantes chegarão ao mercado de trabalho mais preparados para os desafios atuais, principalmente, frente aos avanços da IA”, contou o professor.
Para conferir os resultados, podem acessar o endereço eletrônico https://afrafep.com.br/afrafep-divulga-vencedores-do-premio-de-educacao-fiscal-2025/.