Estudantes da rede pública estadual de Manaus aliam práticas do Educa + Amazonas em feira de agronegócio

Amazonas

19.08.2022

Duzentos estudantes da rede estadual que integram o projeto Educação Empreendedora, participaram nesta quinta-feira (18/08) da abertura da 2ª edição da Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, onde acontece o projeto  Fazenda Escola, ambos integram o programa Educa+Amazonas, lançado em julho de 2021, pelo do Governo do Amazonas. 

 

A programação acontece até domingo (21/08) e contempla mais de 700 estudantes do Ensino Médio. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os espaços a Fazenda Rosa, localizada no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), e ainda, participaram de palestras com empreendedores locais, que dialogaram sobre suas experiências no agronegócio. 

 

A secretária adjunta pedagógica, Hellen Matute, falou sobre o prestígio da presença dos jovens na feira. “Eu vejo que essa junção de dois projetos prioritários, em parceria com Fazenda Santa Rosa, vai proporcionar aos nossos alunos uma melhor visão de futuro. Hoje, eles tiveram oportunidade de conhecer a fazenda e de aprender muito mais sobre o agronegócio e o empreendedorismo”, frisa.

 

O projeto Educação Empreendedora é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que é responsável por apoiar a Feira e fez essa conexão entre os estudantes e a experiência do agronegócio.

 

A estudante Lana Brígida, da Escola Estadual Frei Silvio Vagheggi, diz que durante as palestras pôde ter uma melhor perspectiva sobre o que quer para si. “Eu tenho uma proposta de empreendedorismo com a minha tia e acredito que hoje aprendi muita coisa que eu ainda não sabia e que pode me auxiliar nessa visão empreendedora“, enfatiza.

 

A coordenadora do projeto, Sheila Cordeiro, ressalta a importância de atividades como essas, fora da sala de aula. “Isso proporciona aos nossos alunos a experiência através de atividades práticas, conhecer um pouco mais e abrir caminhos para que eles possam empreender quando finalizarem o Ensino Médio”, pontua. 


 

Educação Empreendedora

O Educação Empreendedora é um projeto desenhado para alunos do Ensino Médio, em alinhamento aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de tal modo que possam desenvolver habilidades e competências para pensar em negócios e desenvolvê-los sob o prisma das ciências que norteiam as iniciativas empreendedoras. 

Além da leitura de mercado, os estudantes estarão preparados para identificar oportunidades e criar planos de negócios, que serão apresentados na Feira do Empreendedorismo Estudantil do Amazonas. Essa iniciativa cria um ambiente adequado ao desenvolvimento de startups e fomento de novos negócios.

Educa + Amazonas

Lançado em julho de 2021, o Educa+Amazonas é um programa focado em 13 projetos prioritários com quatro eixos: qualificação e reconhecimento dos profissionais da Educação, recuperação da aprendizagem dos estudantes, preparação do estudante para o futuro e meio ambiente e sustentabilidade.

Fotos: Eduardo Cavalcante - Seduc/AM