Sergipe
06.06.2024Estudantes do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, localizado no município de Umbaúba, no sul sergipano, conquistaram uma vaga na Genius Olympiad, competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais que acontecerá em 2025, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A conquista veio por meio do bom desempenho da equipe na categoria ‘Engenharia’ durante a Expo Milset Brasil, exposição de projetos de ciência, tecnologia, artes e inovação ocorrida entre os dias 27 e 31 de maio, em Fortaleza, no Ceará.
Na ocasião, os estudantes pesquisadores Yan Kayk e Shaiana Lima apresentaram o projeto ‘Fibra de Cocos nucifera: uma alternativa sustentável na produção de tijolos de solocimento’, sob orientação dos professores Makel Bruno e Alisson Souza. A pesquisa foi desenvolvida no período de março de 2023 a março de 2024. O projeto visa à introdução de uma solução ecológica na construção civil, utilizando fibras de coco como material sustentável e inovador na fabricação de tijolos de solo e cimento.
Para o orientador Makel Bruno, a experiência em participar de uma exposição desse porte serve de estímulo tanto para os alunos quanto para os professores. “Participar de mais um evento científico internacional foi uma experiência enriquecedora e transformadora, pois abriu portas para criar conexões valiosas com professores e alunos de diversas partes do mundo”, destacou.
Na avaliação do aluno pesquisador Yan Kayk, a participação na Expo Milset Brasil evidencia o compromisso do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana com o desenvolvimento científico e tecnológico, promovendo a inovação e a sustentabilidade. “Poder participar desse evento é muito gratificante, pois eleva o nosso nível de conhecimento, e saber que eu vou representar o Brasil na Genius Olympiad é muito importante para mim”, concluiu.
O projeto ‘Fibra de Cocos nucifera: uma alternativa sustentável na produção de tijolos de solocimento’ também ficou em segundo lugar geral na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2024 e vem sendo apresentado nas diversas feiras de ciências do Brasil e da América Latina.