Estudantes da rede pública de Teresina e do interior são aprovados em Direito pelo SISU

Piaui

23.02.2022

A estudante Maria Suelen de Morais Rocha, da Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, localizada no município de São Julião, que obteve a nota de 980 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi aprovada em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG). Ela e muitos outros piauienses comemoram após a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU), realizada nesta terça-feira (22), pelo Ministério da Educação.

Filha de agricultores e residente da zona rural do município, a estudante ainda conta que recebeu material impresso na escola, assistiu aulas e revisões do Pré-Enem Seduc, no Canal Educação, e recebeu material pelo WhatsApp dos professores, além de manter uma rotina intensa de estudos. 
"Me preparei durante todo o ensino regular com autonomia e sem cursinho, ofertando um tempo maior para as minhas dificuldades. Mapear os erros e direcionar as ações com estratégia é indispensável na preparação. Esse resultado representa a convicção de que persistir deve ser sempre a nossa primeira opção. Recebo-o com imensa alegria e gratidão a Deus e a minha família, que são o meu suporte principal. Quando o Sisu fechou eu ainda tinha dúvidas, mas já decidi não cursar Direito para me dedicar a um sonho maior, que é a aprovação em Medicina", afirma Suelen. 

A jovem Déborah Luyze Franco Nunes, da cidade de Batalha, município distante 165 km da capital, cursou o Ensino Médio na Unidade Escolar Gayoso e Almendra. Com o sonho de cursar Direito, a estudante celebra essa realização com a sua aprovação na Universidade Federal do Piauí, após obter 900 pontos na Redação do Enem. Déborah foi a primeira colocada no curso, dentro do sistema de cotas.

"Dediquei-me horas estudando e, no último ano, participei do Projeto Aluno Monitor, no qual recebi da Seduc um tablet para auxiliar nas aulas remotas. Fui medalhista na Olimpíada Nacional de Ciências,  conquistei o primeiro lugar no concurso de redação da escola em 2021. Tudo isso me auxiliou nessa conquista", destaca Déborah.

Em Teresina, a aprovação também foi celebrada por João Wilker da Silva Araújo. O jovem de 18 anos cursou todo o Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral Didácio Silva. Aprovado para o curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí, ele atribui o seu sucesso ao apoio que teve na escola.

"Tenho muito a agradecer à escola, aos professores e todos que sempre me ajudaram nessa jornada. Sem a preparação que recebi eu não teria conseguido. Tive todo o suporte mesmo em meio à pandemia e às aulas online. Minha mãe também sempre foi meu suporte e dedico essa conquista à ela também", revela José Wilker.

Os aprovados neste primeiro semestre devem realizar a matrícula entre esta quarta-feira (23) e o dia 8 de março, diretamente na instituição de ensino em que foi concedida a vaga. O candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma de suas duas opções de curso poderá participar da lista de espera. As inscrições estão abertas e seguem até 8 de março. O resultado será divulgado no dia 10 de março, na página da internet do Sisu.