Estudantes da rede pública de Mossoró (RN) participam de cursinho preparatório

ENEM

12.07.2019

Em Mossoró, no interior do RN, estudantes da rede estadual de ensino participaram, no último final de semana, da aula inaugural do Cursinho Marielle Franco. Realizado por meio da parceria entre Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e a rede Emancipa – Movimento Social pela Educação Popular, a aula aconteceu no campus Central da universidade. 

Os alunos da rede pública, residentes da cidade de Mossoró, poderão ter acesso a aulas gratuitas preparatórias para processos seletivos, como concursos e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Para o primeiro encontro, mais de duas mil pessoas se inscreveram na inciativa, que é realizada por meio de um projeto de extensão que tem por objetivo oferecer a oportunidade para atualizarem-se com os principais assuntos exigidos em processos seletivos e ter acesso à estudos complementares aos conteúdos vistos em sala de aula.

As aulas do cursinho estão marcadas para acontecerem todos os sábados, a partir do próximo dia 13, e envolvem aproximadamente 80 voluntários, entre estes alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UERN. A inciativa ainda conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), que disponibiliza, além de professores voluntários, transporte para levar os alunos do centro da cidade ao campus Central da UERN e intérpretes de libras. 

Para o diretor da 12ª DIREC, Jadson Arnaud, o cursinho se trata de uma oportunidade, totalmente gratuita, para os alunos de escolas públicas terem acesso à uma preparação qualificada para o Enem. “O objetivo do cursinho é oportunizar aqueles estudantes carentes da rede pública de ensino aulas exclusivamente gratuitas e com profissionais competentes, para que os alunos possam se preparar para concursos e vestibulares e principalmente para o Enem”, avalia o Arnaud.

Cursinho Emancipa 

Com atuação a nível nacional, a rede Emancipa é movimento social que visa promover o acesso à educação cujo objetivo principal é organizar e oferecer cursinhos populares pré-universitários para atender estudantes de escolas públicas, visando seu acesso ao ensino superior. 

Em âmbito potiguar, a rede Emancipa já vem realizando o trabalho de ofertar cursinhos gratuitos desde 2018, quando inaugurou dois polos, nos municípios de Natal e Ceará-Mirim. A participação nos cursinhos é restrita a alunos das redes pública de ensino e abre inscrições uma vez ao ano. Para participar, o interessado deve realizar inscrição exclusivamente de forma online por meio do site da Emancipa.