Estudantes da Rede participam de I Torneio de Debates

Pernambuco

04.12.2019

Estudantes de três escolas da Rede Estadual de Ensino participaram, na última segunda-feira (02), da semifinal e final da primeira edição do Torneio de Clube de Debates da Politiquê?, promovido no Recife. Tendo como temas a Educação Sexual e Reforma do Ensino Médio, os jovens argumentaram e expuseram suas ideias sobre a defesa e oposição dos temas levantados. 

Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Integral e Profissional da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, foi jurada do torneio e comentou sobre a atividade realizada em parceria com a organização sem fins lucrativos Politiquê?, que rodou de modo experimental, em Escolas Técnicas Estaduais e Escola de Referência do Ensino Médio. “No caminho do redesenho do ensino médio estamos vivenciando inúmeras experiências de flexibilização curricular e de fortalecimento do protagonismo juvenil em nossas escolas. O que estamos assistindo diz respeito a um ação que contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como: capacidade de trabalhar em grupo, solidariedade, comunicação, liderança, respeito mútuo entre outras. Além disso, a atividade ainda promove o engajamento cívico ”, pontuou Maria.

O torneio reuniu estudantes da Escolas Técnicas Estaduais (ETE) Porto Digital, Miguel Batista e da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Bezerra, participantes do projeto de Clube de Debates, para que eles pudessem se conhecer, compartilhar aprendizados e experiências, além de exercitar aquilo que aprenderam ao longo do semestre, em um evento divertido e competitivo. Eles foram avaliados por quatro jurados, que analisaram a pertinência dos argumentos e fontes em relação ao tema; a qualidade das fontes dos dados utilizados nos argumentos dos debatedores, assim como o desempenho deles de acordo com os critérios de avaliação e a estrutura geral do debate. 

Jackson Jacob, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, comentou que durante os 9 meses de duração do projeto na escola foram realizados diversos debates com temas sempre pertinentes à realidade que os jovens compartilhavam. “Uma vez por semana a gente se encontrava na biblioteca para discutir temas relevantes para nós (estudantes). Com essa prática eu consegui vencer a timidez, desenvolver eloquência e melhorar minha fala. Me ajudou, inclusive, na redação do Enem, pois me senti muito mais confiante para me posicionar e dissertar”, contou Jackson, integrante da equipe Pindorama, da ETE Porto Digital, vencedora do I Torneio de Debates. A equipe ETEMB, da ETE Miguel Batista, ficou em segundo lugar; enquanto a equipe Fênix, da EREM João, ocupou o terceiro.

O projeto - Os Clubes de Debates são espaços criados dentro das escolas para que os estudantes possam se reunir e debater sobre temas que consideram interessantes, enquanto desenvolvem habilidades importantes para a prática cidadã e o desempenho acadêmico e profissional, como comunicação, oratória e pensamento crítico, por exemplo.