Estudantes da rede estadual visitam o Planetário Digital Móvel na 52ª Expofeira do Amapá

Amapá

04.10.2023

A 52ª Expofeira do Amapá oferta diversas atrações ao público que visita o Parque de Exposições da Fazendinha. E a partir desta segunda-feira, 2, um inovador Planetário Digital Móvel se junta às iniciativas que aliam a diversão com o aprendizado. Além do público geral, a programação passa a atender os estudantes da rede estadual de ensino, em excursões organizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Neste primeiro dia de exposição, as visitas foram destinadas aos estudantes do Centro de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação (Caahs) da Seed. O estudante Bruno Lengo, de 11 anos, foi um dos educandos que participaram da abertura da atração, e conta que saiu impressionado da sessão.

“É um espaço lindo, foi muito legal participar. Vai ser maravilhoso ter esse espaço para os estudantes entenderem um pouco sobre nossa galáxia, sobre nosso universo”, contou o estudante .

No planetário, os visitantes têm a oportunidade de ver reproduções fiéis do nosso universo projetadas no teto da cúpula. Por meio desta ferramenta, o público aprofunda o seu entendimento sobre os diversos corpos celestes da galáxia.

Para a professora Rejane Liarte, que atua como tutora do Caahs, esse espaço é um grande auxílio para a aprendizagem dos estudantes do centro. Ela conta que a união da prática com a teoria vista em sala de aula reforça os conhecimentos ensinados.

“Eu entrei no espaço e vi que essa é uma ferramenta que com certeza fará a diferença para nós professores. Foi muito bom trazer nossos estudantes para cá e ter essa experiência aqui hoje”, ressaltou a tutora.

O Planetário Digital Móvel está localizado no Pavilhão da Inovação, dentro da 52ª Expofeira do Amapá. O espaço está aberto para visitação gratuita até o último dia de feira, em sessões a partir das 19h. 

Ao longo da semana, outras escolas e centros da rede estadual da educação farão excursões à atração, em uma programação que estima alcançar até 17 instituições