Pará
21.09.2023A pouco mais de um mês do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação do Pará (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Ensino Belém 07, fortalece a preparação dos alunos da rede estadual para a mais importante forma de acesso ao ensino superior. Nesta quarta-feira (20), 158 estudantes da rede pública participaram de um aulão preparatório para o exame, com apoio da Faculdade Cosmopolita.
A ação foi voltada para estudantes das escolas que integram a Diretoria Regional de Ensino Belém 07, e consiste em uma série de atividades que fortalecem o preparo dos estudantes da rede estadual para o Enem. “Oportunizamos um momento muito importante de integração e orientação para os nossos jovens, para que não se sintam sozinhos nesse momento. E que tem toda uma equipe à disposição para distensionar esse momento. Com acesso a instrutores qualificados e materiais de estudo abrangentes, essa é uma oportunidade que não deve ser perdida. Juntos, educação e dedicação podem abrir portas para um futuro brilhante”, destacou a dirigente da DRE Belém 07, Naira Pina.
A programação do evento contou com aulas de Redação e Língua Portuguesa durante o turno da manhã e, no turno da tarde, aulas focadas em Matemática e História. A escolha dessas disciplinas reflete a ênfase do Enem e seu papel na avaliação abrangente dos estudantes. Além disso, os alunos também contaram com momentos de orientação vocacional, e orientação quanto às emoções, que antecedem o dia da prova, com a psicóloga Thyelly Cavalcante.
Rodolfo da Silva Gomes, aluno da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Cornelio de Barros, em Belém, foi um dos participantes do aulão e falou sobre a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento da aprendizagem.
“Hoje, aqui no aulão, conseguimos aprender a aperfeiçoar o que a gente sabia sobre os conteúdos do Enem e tivemos a oportunidade de aprender técnicas novas através de dicas dos professores que a Seduc nos proporcionou. Tivemos o dia inteiro de aula e isso nos ajuda bastante porque dá pra fazer uma revisão de tudo que aprendemos no ensino médio. Ótimo para quem vai se preparar para o Enem e até para concursos públicos”, afirmou o estudante.
Além da Escola Estadual Cornélio de Barros, participaram do aulão os alunos da Escola Estadual Duque de Caxias, Escola Estadual Francisco Nunes, Escola Estadual Temístocles de Araújo, Escola Estadual Jarbas Passarinho, Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Escola Estadual Jaderlândia e Escola Estadual Princesa Isabel, todas localizadas em Belém e Ananindeua.