Estudantes da Rede Estadual se preparam para as avaliações externas

Pernambuco

18.10.2019

A partir desta segunda-feira (21), estudantes da Rede Estadual participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Cerca de 115 mil estudantes de 875 escolas farão as provas de língua portuguesa, matemática e ciências da natureza e humanas (em formato amostral), uma novidade para esta edição. As provas seguem até o dia 1º de novembro, de acordo com o agendamento de cada unidade de ensino.

As avaliações acontecem a cada dois anos e as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Participam do Saeb estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º (em formato amostral)*, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de escolas ligadas às redes estaduais e municipais de todas as regiões do estado. 

Além do formato amostral nas disciplinas de ciências da natureza e humanas e avaliação infantil, outro grande diferencial do Saeb deste ano é o questionário contextual, que visa analisar o contexto socioeconômico dos estudantes. A Secretaria de Educação e Esportes do Estado, por meio da Gerência de Monitoramento de Avaliação e Políticas Educacionais (GAMPE), mobilizou equipes de formadores para irem até as escolas para realizar um trabalho a fim de explicar para os estudantes qual o objetivo e a importância dessa avaliação dentro das políticas educacionais do Brasil. Além disso, a GAMPE se encarrega de promover encontros, aulões e palestras para preparar os estudantes para enfrentar a prova.

O projeto “Enem, tá ligado?”, por exemplo, é um trabalho onde os técnicos vão até a escola para conversar com os estudantes sobre os programas do governo voltados para os terceiranistas, como Sistema Seriado de Avaliação (SSA), PE no Campus e o próprio Enem. 

“O principal objetivo da gente é fazer com que o estudante compreenda os papéis da avaliação. Que ele compreenda a importância dessa avaliação dentro do contexto escolar dele. Que ele saiba que o irmão dele mais novo, por exemplo, tenha uma escola de qualidade e a gente precisa, enquanto governo, saber quais são as dificuldades”, observou o gerente GAMPE, Dionísio Júnior.

Paralelo à preparação para o Saeb, os jovens também se preparam para participar do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), que acontece no dia 27 de novembro. A avaliação, composta por questões de língua portuguesa e matemática, possui duração de duas horas e trinta minutos e é aplicada para todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio, 2°, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas ligadas às redes estaduais e municipais de todas as regiões de Pernambuco.

“As matrizes de avaliação são bem parecidas, os descritores e habilidades são bem alinhados ao do Saeb e a preparação é bem idêntica. A diferença é que como o Saeb é bianual a gente tem uma demora maior para trabalhar com esses resultados nos diversos níveis. Como a nossa é feita anualmente a gente consegue ter esses dados mais rápidos e consegue trabalhar de forma mais efetiva e mais rápida nas escolas”, explicou Dionísio.

*Quando a escola participa de uma avaliação em formato amostral o resultado é divulgado por estado, ou seja, as escolas não recebem o resultado individual como acontece com as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Apenas algumas escolas são sorteadas para participar dessa avaliação.