Pernambuco
04.11.2019Na última sexta-feira (1), a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), divulgou o nome dos estudantes que venceram a terceira edição do concurso de redação da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), no Centro de Convenções, em Olinda. O concurso, que teve parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), através da Feira, registrou a participação de sete escolas de três Gerências Regionais de Educação (GREs), da Região Metropolitana do Recife com 238 redações inscritas.
Nesta edição, os estudantes tiveram que escrever uma redação sobre o tema "Como Posso Ajudar na Preservação do Meio Ambiente?". O certame teve o objetivo de estimular os estudantes da rede pública estadual a reflexão sobre a preservação do meio ambiente, por meio da elaboração de uma redação sobre a temática. “Essa é uma iniciativa de sucesso que veio para ficar”, considerou a gestora de Programas e Projetos Especiais, Márcia Rodrigues. “Este ano os estudantes trabalharam com bastante afinco sobre o assunto e foi muito positivo ver a participação e a disposição deles”, acrescentou.
“Sempre é um grande momento para a Fenelivro essa solenidade, pois traz o estudante para dentro da feira e ao mesmo tempo acena com a esperança de futuro conforme as pessoas começam a refletir sobre a questão essencial para o nosso estado, para o nosso país. Essa feira ela não se limita a um local onde se vende livro. Nós organizamos ela para que as pessoas possam refletir sobre as questões da atualidade”, destacou o diretor-presidente da CEPE Ricardo Leitão.
As três melhores redações do Ensino Fundamental Anos Finais, escolhidas entre os trabalhos selecionados pela Comissão de Seleção Estadual, foram premiadas durante a Fenelivro com vale-livro. Os professores orientadores das três melhores redações também foram premiados. O primeiro lugar recebeu 20 livros; o segundo, 15; e o terceiro lugar ganhou 10 livros. A escola que ficou em primeiro lugar também vai receber livros para compor a biblioteca.
Filha de mãe semianalfabeta, a estudante Júlia Carmen dos Santos, da Escola Estadual Marechal Rondon, ficou em 1º lugar no concurso. Na leitura ela disse encontrar sua inspiração para concretizar os seus sonhos. “A leitura muda a vida das pessoas. A partir do momento que a pessoa lê ela se inspira. E foi a partir disso que eu procurei ser diferente dos meus familiares, apesar deles me darem total apoio”, confessou.
“Eu achei essa iniciativa muito importante porque trabalhou bastante o desenvolvimento intelectual dos estudantes, bem como a temática sobre o meio ambiente. A gente vem trabalhando com eles há um tempo sobre esse tema e vem discutindo em sala de aula com base em gêneros textuais diversos, artigos e livros”, revelou a professora orientadora Maria do Carmo.
De acordo com o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, todos os participantes são vencedores, professores, estudantes, gestores e escolas, por participarem do concurso e por escreverem redações maravilhosas. “A gente fica muito feliz em ver os nossos estudantes participando e tendo a oportunidade de viver e se aproximar cada vez mais da literatura e dos livros, que com certeza ajuda no desenvolvimento deles. A Fenelivro é sempre uma grande oportunidade, pois é um momento que incentiva nossos estudantes a escreverem e aprofundar-se sobre o tema. Para além de ser um trabalho na área de língua portuguesa, a temática do meio ambiente com certeza é um assunto sempre importante e sempre presente nas nossas escolas”, relatou.
Classificação
1º Lugar
Júlia Carmen dos Santos
Escola Marechal Rondon
Professor (a) Orientador (a): Maria do Carmo
2º Lugar
Jonas Torres de Melo
Escola Estadual Costa Porto
Professor (a) Orientador (a): Virgínia Campelo
3º Lugar
Camylla Vitória Trindade
Escola Estadual Marechal Rondon
Professor (a) Orientador (a): Maria do Carmo