Estudantes da Rede Estadual são premiados no Concurso Arte Livre

Pernambuco

19.12.2019

Nesta terça-feira (17), o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE) realizou a premiação do 11º Concurso Arte Livre. Em cerimônia realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife, o evento, que teve como objetivo ampliar a discussão sobre os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de forma a fortalecer o protagonismo infantojuvenil, reconheceu os melhores trabalhos inscritos no certame pelos estudantes de escolas públicas e privadas de Pernambuco. 

Nesta edição, os adolescentes tiveram que criar desenhos, textos e vídeos sobre o tema Proteção Integral: reconhecer as diferenças e enfrentar as desigualdades. Na ocasião, quatro escolas da Rede Estadual foram premiadas nas categorias texto e vídeo. Ao todo, 864 trabalhos foram inscritos, sendo 299 textos, 520 desenhos e 3 vídeos, de 42 escolas da educação básica de 17 municípios do estado. Os vencedores foram contemplados com notebooks (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartphones (3º lugar).

Guilherme Pereira Mendonça, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Regueira Costa, conquistou o 1° lugar na categoria vídeo. O curta-metragem do jovem mostra a diferença de realidades entre duas crianças, uma que está estudando e outra que está trabalhando, e como isso pode afetar a sua vida. “No caso da criança que está trabalhando,  é possível ver que ela sofre muito e está perdendo a oportunidade de aprender por não estar no local onde ela deveria estar”, declarou Guilherme. 

O vídeo ainda traz uma mensagem de libertação para as crianças que estão trabalhando e um apelo aos adultos para estudarem mais sobre as leis do ECA. “As crianças não podem fazer nada e dependem dos adultos para reverter essa situação. Por isso, acredito que o ECA deveria ser mais debatido nas escolas, na mídia e nas conversas, pois sem informação não há conhecimento”, finalizou. 

Falando sobre desigualdade, a estudante Camila Fernandes da Silva, da EREM Aníbal Fernandes, venceu na categoria texto. “Escrever sobre esse assunto me fez refletir mais sobre a situação que o nosso país vive de desigualdade social. Além disso, ainda abordei a atuação do Conselho Tutelar, que trabalha na defesa da criança e do adolescente. Para mim, é muito gratificante e eu fiquei muito feliz quando recebi a notícia que tinha ganhado o prêmio. Vou levar essa experiência para a minha vida”, considerou. 

PREMIAÇÃO 

Texto - Ensino Médio
1º Lugar: Jadyelle Vitória M de Santana
Professora Orientadora: Josemeire Aparecida Leão
Escola: EREM Aníbal Falcão

2º Lugar: Camila Fernandes da Silva
Professora Orientadora: Josemeire Aparecida Leão
Escola: EREM Aníbal Falcão 

3º Lugar: Airton Sena de Melo
Professora Orientadora: Katharina Oliveira Lima
Escola: Colégio da Polícia Militar de Pernambuco 

Texto - Ensino Fundamental 

2º Lugar: Manuella Rodrigues Dutra
Professora Orientadora: Gycelle Costa Soares
Escola: Escola Ministro Jarbas Passarinho 

Vídeo - Ensino Médio 

1º Lugar: Guilherme Pereira Mendonça de Araújo
Professora Orientadora: Margarida Patrícia da Silva
Escola: EREM Regueira Costa