Estudantes da Rede Estadual são premiados em concurso de redação da Defensoria Pública da União

Paraíba

04.06.2016

Cinco estudantes da Rede Estadual da Paraíba foram premiados na 4º edição do Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União (DPU) em 2018. Três desses estudantes são da Escola Cidadã Integral Técnica Éneas Carvalho, em Santa Rita, e receberam a premiação na manhã desta terça-feira (4). Os alunos concorreram com escolas públicas paraibanas, venceram os primeiros lugares nas Categorias I e II e receberam tablets e medalhas. Os professores e a Escola receberam medalhas e troféus.

Os estudantes premiados da Escola Cidadã Integral Enéas Carvalho foram: na Categoria I, em primeiro lugar, Letícia Marinho Duarte, orientada pela professora Jacqueline leite de almeida; na Categoria 2, a primeira colocada foi a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Amanda Calixto da Silva, orientada pela professora Cristiane de Souza, e o segundo lugar na Categoria 2 foi para o estudante concluinte do Ensino Médio, Silas Barbosa Ângelo, tendo como professor orientador Oséas sobrinho.

Os outros dois alunos vencedores são da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Thomaz Pires e Escola Estadual de Ensino Fundamental de Demonstração de Sousa, ambas, ficam na cidade de Sousa.

O concurso - A redação teve como tema: "Promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à justiça”, e teve como objetivo despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate.

O concurso é destinado aos alunos do ensino fundamental e médio de todo o País, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e aos adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais.

O concurso foi realizado em cinco categorias: I: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos da modalidade Jovens e Adultos (EJA); II  alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico e alunos da modalidade Jovens e Adultos (EJA);  III: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida socioeducativa de internação; IV: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do (EJA), em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro; V: pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena junto ao Sistema Penitenciário Federal do país.

Letícia Marinho, aluna do 9º do Ensino Fundamental, ficou feliz pela premiação. “É muito bom ser reconhecido pelo trabalho que fiz, sou grata a minha professora que acreditou na minha capacidade. Estou pronta para o próximo concurso”, falou.

A representante da Defensoria Pública da União, Vanessa Carvalho, ressaltou a importância do concurso. “As pessoas precisam conhecer os direitos que elas têm, através do concurso, os alunos são incentivados a essa descoberta e com esse conhecimento eles podem divulgar e ajudar os familiares”, disse.

5º Edição do Concurso – As inscrições para a 5º edição do Concurso de Redação da DPU já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 9 de outubro pelo endereço concursoderedacao.dpu.def.br. O tema este ano será: “Defender Direitos, Evitar Desastres: Como o acesso à juventude contribui para o desenvolvimento sustentável'.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/estudantes-da-rede-estadual-sao-premiados-em-concurso-de-redacao-da-defensoria-publica-da-uniao