Estudantes da Rede Estadual são pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro

Secretaria de Estado da Educação do ES

02.07.2019

A Câmara dos Deputados divulgou na última semana a lista com os candidatos pré-selecionados para participarem do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2019. Entre os escolhidos estão seis alunos da Rede Estadual do Espírito Santo. Os estudantes classificados foram: Albimar Brêda da Silva, da Escola Arariboia, de Pancas; Milly da penha Curbani, Gabriele Bravim e Riquelme Batista Pereira, da Escola Emílio Oscar Hulle, de Marechal Floriano; Pedro Henrique de Moraes, da Escola Agostinho Simonato, de Cachoeiro de Itapemirim e Taioani Brityner Kopp, da Escola Luiz Joufrroy, de Laranja da Terra. 

A lista com todos pré-selecionados pode ser conferida AQUI.

O PJB, que está em sua 16ª edição, é direcionado a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil e tem como objetivo propiciar aos jovens a vivência do processo político e democrático na Câmara dos Deputados.

Os participantes elaboraram um Projeto de Lei de sua autoria, desenvolvendo suas competências nos eixos cognitivos da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da Base Nacional Comum Curricular, como o domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos, o enfrentamento de situações-problema, a construção de argumentação e a elaboração de propostas. 

Neste ano, o programa recebeu 40 projetos de estudantes da Rede Pública (Estadual e Federal) e Privada do Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) avaliou os projetos de lei recebidos e encaminhou para a Câmara dos Deputados os oito pré-selecionados na etapa estadual. 

Segundo a Coordenadora Estadual do programa, Déborah Faragó de Souza, os projetos de lei foram enviados à comissão nacional que irá avaliar cada um e selecionar os que mais se aplicam aos critérios estabelecidos. “A data prevista para divulgação do resultado final é 06 de agosto de 2019, quando os dois estudantes selecionados receberão um comunicado via e-mail com sua classificação”, explicou.

Mais informações no telefone (27) 3636-7854.