Estudantes da Rede Estadual são finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã

Pernambuco

13.10.2020

Duas escolas da Rede Estadual foram classificadas para participar da final do Prêmio Respostas para o Amanhã. A premiação busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Foram selecionados dez protótipos que serão apresentados na I Mostra Respostas para o Amanhã on-line, momento em que a comissão avaliadora anunciará os três projetos nacionais vencedores. O resultado será divulgado no dia 19 de novembro.

O Prêmio enfatiza a abordagem STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), que parte de um desafio ou problema que possibilite múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de ciências encontra suporte na tecnologia, nos processos de engenharia e na aplicação da matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.

Com o projeto “Revestimento em ovos de granja a partir do amido do arroz vermelho”, as estudantes Jéssica Silva, Jamily Ferreira e Ellen Kauane, da Escola Estadual Dário Gomes de Lima, em Flores, no Sertão de Pernambuco, desenvolveram um revestimento para aplicar em ovos de granja da região. A ideia do protótipo é prolongar a vida de prateleira deles a partir do reaproveitamento do amido proveniente da água de lavagem do arroz vermelho.

De acordo com o professor orientador da equipe, Gustavo Bezerra, o diferencial do projeto é a fonte de amido, onde é utilizado a água de lavagem do arroz vermelho. “A gente observou em alguns trabalhos que os autores utilizavam macaxeira, inhame e batata para obtenção desse polissacarídeo. Porém, a gente estaria tirando um alimento da mesa das pessoas e gerando outro problema. A nossa pesquisa utiliza a água de lavagem do arroz vermelho, que é rica em amido, e, dessa forma, a gente faz um processo de decantação, obtém esse amido de forma concentrada e utiliza na produção do revestimento do ovo”, explicou.

A equipe finalista da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Ipojuca, composta pelos estudantes do 1º ano Beatriz Cruz, Beatriz Xavier, Carlos Cauã, Gilberto Neto, Thafynys Melo, criou um defensivo orgânico adquirido dos extratos de plantas medicinais oriundas da região, como manjericão, citronela, hortelã-verde, canela e alecrim, a fim de impedir a evolução das fases (ovo, pupa e larva) do mosquito transmissor da dengue, além de eliminar e bloquear o desenvolvimento de outras espécies de mosquitos hematófagos. 

A proposta surgiu a partir de uma pesquisa divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, que identificou alta de 161% no número de casos de dengue, zika e chikungunya, entre 30 de dezembro de 2018 e 28 de dezembro de 2019, em Pernambuco. “O nosso principal objetivo é salvar vidas. Ver tudo ocorrendo como esperado é maravilhoso. Agora, estamos estudando mais para conquistar o tão esperado prêmio. Está sendo uma experiência nova para todos nós. Isso não tem preço”, declarou a estudante Beatriz Cruz.

Para o professor orientador do projeto, Carlos Júnior, esse tem sido o maior desafio que ele já enfrentou como docente. “A adaptação foi além de um ensino híbrido e nos mostrou que nada é impossível, apesar de em certos momentos pensar como continuar a produzir ciência diante de um cenário tão desafiador para nossa educação. Essa grande conquista não seria possível se não fosse a resiliência de toda equipe e a força de vontade de mostrar ao mundo que independe da realidade e que para fazer florir o jardim da educação basta regar com amor cada atitude e esperar a tão esperada transformação", ponderou.

O Prêmio Respostas para o Amanhã vai contemplar o 1º lugar da competição com um Smartphone Samsung. O 2º lugar leva um Tablet Samsung e o 3º lugar recebe um Smartwatch Samsung. Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung. Além disso, as escolas participam do Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”, que reconhece os três projetos eleitos pelo público. Os estudantes vencedores nessa categoria receberão um fone de ouvido Samsung BUD+.

O professor orientador das dez equipes finalistas receberá um Smartwatch Samsung e os estudantes um Notebook Samsung. Os 20 projetos semifinalistas receberão Notebooks Samsung, sendo distribuídos para cada professor orientador e até dois professores parceiros. É importante destacar que os professores orientadores dos 100 primeiros projetos considerados aptos, serão premiados com um “Kit Arduino Samsung”.

Prêmio Respostas para o Amanhã - Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec Educação e parceria de Unesco, Reduca, OEI e Consed. Com foco na abordagem Stem para o ensino de ciências, uma tendência em vários países do mundo, os projetos são desenvolvidos com base no diálogo entre as ciências e a tecnologia, a engenharia e a matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema real.