Estudantes da rede estadual são destaques na 33ª Jornada de Foguetes

Goiás

31.10.2022

Estudantes de Ensino Médio da rede pública estadual de Goiás foram destaques na 33ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 24 e 27 de outubro, em Barra do Piraí (RJ). O evento, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Agência Espacial Brasileira e Sociedade Astronômica Brasileira, reuniu estudantes de Ensino Médio cujos foguetes obtiveram bons resultados na 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2022.

Dentre os participantes estava a equipe Toca da Onça, formada por estudantes do Colégio Estadual Frederico Jayme – Extensão Escadinha do Futuro. O grupo, composto pelos estudantes Luíza Vitória Silva, Sidney Analias e Pedro Henrique Vargas, se consagrou como um dos campeões dessa edição da Jornada de Foguetes com o alcance de 250 metros.

“Nós tínhamos resultados muito bons, acima dos 300 metros nos treinos e não tínhamos notícias de ninguém que estava com essa metragem. No segundo dia (de competição) arriscamos tudo, com máxima capacidade de volume e alta concentração de bicarbonato de sódio. Chegamos a uma pressão que nunca tínhamos conseguido, 205 psi, e graças a Deus deu certo”, conta o professor George Fontenelle, um dos orientadores da equipe.

De acordo com o professor, a preparação da equipe teve início ainda no mês de março, quando os jovens venceram uma disputa interna contra outras 17 equipes de estudantes do programa GoiásTec. Desde então, cerca de 70 testes foram realizados para que o foguete e sua base atingissem o resultado esperado.

Todo o processo foi orientado pelo professor George Fontenelle, que ministra as disciplinas de Física e Matemática, e pela professora Adriana Aparecida Marasca, que é professora mediadora do programa GoiásTec. Enquanto o professor George dava as coordenadas à distância, a professora Adriana coordenava a turma presencialmente, acompanhando a execução do projeto e a realização dos testes no contraturno escolar.

Para Adriana Aparecida, o resultado é fruto de um esforço coletivo, que envolve não só os três alunos que participaram do evento, mas toda a turma. Para ela, a conquista é inspiradora e leva os demais estudantes a buscarem outros bons resultados. “Foi uma experiência única. E esse aprendizado é de tamanha força que vai motivar a escola, dando exemplo para as outras turmas que virão”.

A competição
Na 33ª Jornada de Foguetes, a equipe Toca da Onça competiu com 55 outras equipes de Goiás e outros estados.

Cada equipe teve que realizar dois lançamentos utilizando o foguete experimental inscrito na 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2022. Em seu segundo lançamento, o foguete atingiu 150 metros, resultado que consagrou a equipe como uma das campeãs.

“Foi muito emocionante, não só para mim, mas também para toda a turma. Nós ficamos muito esperançosos e nos dedicamos muito. E foi muito importante participar. Foram muitas experiências, conhecemos muita gente e fizemos muitos outros projetos também. Vai ser algo que vamos levar para o resto da vida”, relata a jovem Luíza Vitória.

Além da equipe Toca da Onça, outras seis equipes de escolas estaduais de Goiás participaram da competição. O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dr. Sebastião Gonçalves de Almeida, de Uruaçu, o Colégio da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Fernando Pessoa, de Valparaíso, e o Cepi Zulca Peixoto de Paiva, de Cristalina, também atingiram mais de 150 metros no lançamento e ficaram entre as campeãs.

Estavam presentes, ainda, equipes do CEPMG José Carrilho, de Goianésia, o Colégio Estadual Olga Aguiar Mohn, de Cristalina, e o CEPMG Nestório Ribeiro, de Jataí.