Estudantes da rede estadual são destaque no Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União

Paraíba

22.10.2025

A Paraíba alcançou um resultado histórico na etapa estadual do 8º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU): os três primeiros lugares foram conquistados por estudantes da rede estadual de ensino. O primeiro lugar ficou com Giovana Alexandrino Virgolino, de 19 anos, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Advogado Nobel Vita, orientada pela professora Rita de Cássia Pacheco Sousa. O segundo e o terceiro lugares foram alcançados pelos estudantes Renata Phan Gomes de Lima Costa e Kauann Lucas de Araújo Pereira, ambos da ECIT Professor Luiz Gonzaga Burity, em Rio Tinto, sob orientação do professor Eduardo Fernandes.

O concurso, que tem abrangência nacional, trouxe neste ano o tema “Os desafios da saúde dos povos indígenas no Brasil”, incentivando os participantes a refletirem sobre o direito à saúde pública de qualidade e o respeito às culturas indígenas.

De acordo com o professor Eduardo Fernandes, da ECIT Burity, o processo de preparação aconteceu ao longo do primeiro semestre letivo, dentro das ações do projeto “Minha Escola é Antirracista”. Durante as atividades, os alunos participaram de momentos de leitura, debate e pesquisa sobre o tema, relacionando-o aos direitos garantidos pela Constituição Federal. Sob a orientação do professor, 67 redações foram produzidas e inscritas na categoria “Escola de Ensino Médio”, representando a rede estadual na competição.

Eduardo destacou ainda que a iniciativa da DPU foi uma oportunidade de unir aprendizagem e cidadania. “Quando o tema foi divulgado, percebi que seria uma chance de despertar nos alunos o olhar crítico e sensível para uma questão social de grande relevância. Cada estudante foi estimulado a pesquisar, argumentar e se expressar de forma autoral e consciente. Ver meus alunos conquistando o 2º e o 3º lugares foi motivo de grande satisfação, pois o resultado demonstra o compromisso com o tema e o potencial formativo da educação pública”, afirmou.

A professora Rita de Cássia Pacheco Sousa, orientadora da primeira colocada, celebrou o desempenho da estudante Giovana e o protagonismo da escola pública. “Giovana sempre demonstrou sensibilidade e responsabilidade social em seus textos. Esse reconhecimento é fruto de dedicação, leitura e escuta atenta ao que acontece no país. É gratificante ver a escola pública revelando jovens escritores que refletem sobre o Brasil de forma crítica e humana”, ressaltou.

Para os estudantes premiados, a experiência foi marcante e transformadora. Kauann Lucas, terceiro colocado, destacou que o concurso contribuiu para seu amadurecimento intelectual. “Essa experiência foi fundamental para minha preparação, não só para o Enem, mas também para me posicionar diante de diversos temas. Fiquei muito feliz em ter alcançado nota máxima e em ver o esforço da escola e do professor reconhecido”, afirmou.

Já Renata Phan, segunda colocada, ressaltou o papel da educação pública na formação de jovens conscientes. “Fico imensamente feliz por ter produzido um bom texto com a orientação do professor Eduardo. Todo o apoio e dedicação dele foram cruciais para que eu pudesse representar o Estado da Paraíba com nota máxima. Agradeço à DPU pela iniciativa de incentivar jovens na escrita e no desenvolvimento humano, abordando temas que promovem uma reflexão ética e cultural sobre a diversidade brasileira”, destacou.

O Concurso Nacional de Redação da DPU tem como objetivo promover a educação em direitos e incentivar o protagonismo juvenil, estimulando a reflexão sobre temas sociais e constitucionais. A cada edição, o certame propõe uma nova temática e desafia estudantes de todo o país a propor soluções e interpretações críticas a partir da realidade brasileira.

A participação das escolas estaduais paraibanas no concurso está alinhada às ações do projeto Desafio Nota 1000, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), que estimula a leitura, a escrita e a prática da redação em todas as unidades escolares. Criado em 2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 41.305, o projeto articula três eixos principais: ensino, produção textual e avaliação, envolvendo professores, estudantes e corretores de redação em um processo contínuo de aperfeiçoamento voltado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).