Estudantes da Rede Estadual são aprovados em universidades públicas

Pernambuco

31.01.2020

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na última terça-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC) com os nomes dos candidatos aprovados para estudar em uma universidade pública do país. Considerado como um passaporte para os estudantes terem acesso ao ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer que o candidato tire uma boa nota geral, além de uma boa nota em redação.

Em busca da tão sonhada graduação, estudantes da Rede Estadual se desdobraram nos estudos para se saírem bem na hora de realizar o exame. Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira Gomes, localizada em Bom Jardim, Agreste de Pernambuco,  por exemplo, 17 estudantes foram aprovados em universidades públicas. O estudante José Rony de Andrade foi aceito no curso de medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Caruaru, com nota 743.

De acordo com a gestora da escola, Paula França, o resultado colhido é fruto do empenho e da preocupação do corpo docente da unidade de ensino em formar estudantes preparados para o futuro. A professora explicou ainda que além das aulas comuns, os estudantes participam de aulas extras para enfrentar o vestibular.

“O trabalho educativo dentro da nossa escola é desenvolvido por grandes profissionais, em especial os professores, que fazem toda a diferença. Muitos deles foram além de suas aulas, aconselharam, resolveram muitas questões às vésperas do Enem, proporcionaram técnicas de relaxamento, se preocuparam com o estado de espírito dos estudantes, mandaram mensagens motivacionais para os grupos e fizeram muito além do seu trabalho. É um trabalho de muitas mãos, mas o professor é a diferença na vida desses estudantes”, considerou. 

“Meu coração não cabe de tanta alegria. Nossa escola é localizada em um distrito cheio de desafios e limitações, com estudantes muito simples e praticamente todos da zona rural do distrito. Esses jovens são oriundos de famílias que não tiveram muita oportunidade de estudar e por este motivo muitas vezes não desenvolveram junto com seus filhos um projeto de vida a partir dos estudos”, acrescentou.

SSA –  O estudante Renan Bernardo de Souza, também da EREM Justulino Ferreira Gomes, foi aprovado no curso de medicina, pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA), com nota 880.  Diferente da avaliação do Sisu, o SSA é feito em três etapas durante o ensino médio. A avaliação é composta por redação e mais 100 questões objetivas distribuídas por língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), matemática, física, química, biologia, geografia, história, filosofia e sociologia.