Estudantes da rede estadual são aprovados em cursos de Medicina em universidades brasileiras

Tocantins

08.02.2024

Cursar medicina é um sonho para muitos estudantes brasileiros e, por isso, muitos se preparam durante anos e até fazem cursinhos específicos. E o sonho se tornou realidade para quatro estudantes da rede estadual do Instituto Presbiteriano Araguaia, de Gurupi, que conquistaram a tão sonhada vaga em universidades e faculdades brasileiras. 

Aprovado em primeiro lugar na concorridíssima Universidade Federal do Tocantins (UFT), o jovem Matheus Dourado de Azevedo estudou no Instituto Presbiteriano Araguaia desde o ensino fundamental, tendo concluído o ensino médio em 2022. Igualmente, mas concluído o ensino médio no ano passado, Kleber Lucas Rodrigues de Souza foi aprovado em sétimo lugar na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), de Parnaíba (PI). 

A estudante Victoria de Andrade Metzka-Tri Gemeas concluiu o ensino médio em 2022 e foi aluna do Instituto Presbiteriano Araguaia desde o ensino fundamental e foi aprovada para medicina na Universidade de Gurupi (Unirg) e João Henrique Alves de Araujo foi aprovado para a Universidade do Rio Verde (UniRV), em Goiás. 

Para muitos aprovados, a escola e os professores tiveram papel importante no processo de dedicação aos estudos. Agora, depois de um concorrido processo seletivo, esses estudantes se preparam para a vida acadêmica e para o início de uma nova fase estudantil.

Matheus Dourado de Azevedo contou como recebeu a notícia da aprovação. “Foi uma conquista muito grande, acabei conseguindo em menos tempo do que eu imaginei. Estou muito contente que os meus estudos tenham dado certo. Consegui uma base de estudos a partir do Presbiteriano e depois fiz cursinho, conseguindo aprofundar meus estudos e conseguir uma boa pontuação no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], com o qual utilizei a nota para entrar pelo Sisu [Sistema de Seleção Unificada]”.

Para a diretora do Instituto Presbiteriano Araguaia, Adriana Beatriz Martins Lemes, este é um momento de orgulho para todos da unidade escolar, pois demonstra não apenas a competência dos alunos, mas também o comprometimento e a dedicação ao longo de suas jornadas acadêmicas e de todos os servidores da instituição. “Que este sucesso seja apenas o primeiro de muitos que estão por vir. Que nossos estudantes possam levar adiante o espírito de aprendizado e superação que os trouxe até aqui. Parabéns e que este novo capítulo na vida de cada um seja repleto de crescimento e realizações”.

Seduc/Governo do Tocantins

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Alves/Governo do Tocantins