Estudantes da rede estadual representam o Amapá em acampamento paralímpico escolar brasileiro

Amapá

26.01.2024

Dois estudantes paratletas da rede estadual de ensino vão representar o Amapá no Camping Escolar Paralímpico 2024, em São Paulo, que começa no domingo, 28, e vai até 4 de fevereiro. Durante uma semana a dupla terá contato, pela primeira vez, com a rotina de um atleta de alto rendimento.

O Camping é idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. O projeto acontece duas vezes ao ano, geralmente, nos meses de janeiro e julho.

A aluna Amanda Guedes, de 18 anos, representa a Escola Estadual Profª Sebastiana Lenir, pela modalidade halterofilismo, já o estudante Pedro Cardoso, 15, leva o parabadminton, pela Escola Estadual Profª Benigna Moreira de Sousa. A dupla foi convocada depois de garantir boa participação nas Paralimpíadas Escolares ocorridas em 2023.

Pedro Cardoso acredita que a experiência pode render novos conhecimentos sobre a modalidade que mais se destacou, que é o parabadminton.

"Estou muito ansioso porque é a primeira vez que participo de um evento assim. Acho que vou aprender coisas novas e importantes dentro da minha modalidade”, disse o estudante.

Para a jovem Amanda Guedes, a oportunidade de participar do Camping é única e reforça a aceitação dela como pessoa com deficiência, pois encontrou no esporte, uma forma de se desenvolver.

"É sensacional ter sido convocada porque foi com o esporte paralímpico que me aceitei, que entendi que podia ir longe e contradizer as pessoas que me colocavam para baixo. Ver tudo o que ando conquistando através do esporte me deixa extremamente feliz", disse a aluna, empolga.

Além da dupla que estuda na rede estadual, o paratleta Emanoel Ferreira da Silva, de 14 anos, da Escola Municipal Weber Eider Quemel Gonçalves, de Laranjal do Jari, também integra a equipe amapaense convidada para o camping. Ele pratica a modalidade de tenis de mesa.

Durante a participação no projeto, além das experiências em cada modalidade, os jovens atletas são submetidos a avaliações físicas, recebem acompanhamento multidisciplinar, e assistem a palestras relacionadas à rotina de alto rendimento.

Os atletas que participam do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro e das Confederações, têm a responsabilidade de disputar competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano. 

As passagens, hospedagens e alimentação dos paratletas participantes do Camping são custeados integralmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.