Estudantes da Rede Estadual que atingiram 980 pontos na Redação do Enem destacam Se Liga no Enem e Desafio Nota Mil

Paraíba

18.01.2024

Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados nesta terça-feira (17), e diversos estudantes da Rede Estadual de Ensino conseguiram redações de excelência, ou seja, que atingiram mais de 900 pontos. Dentre estes estudantes, alguns conseguiram o resultado de 980 pontos, e destacaram que as experiências com os programas Se Liga no Enem e Desafio Nota Mil contribuíram efetivamente para o resultado atingido por eles.

Jasmin Rocha tem 18 anos e é egressa da Escola Cidadã Integral Técnica Severino Cabral, em Campina Grande. Ela pretende cursar Direito e atingiu 980 pontos na redação do Enem. Jasmin comentou sobre como foi a preparação para realizar as provas do Enem.

“O ponto fundamental da minha preparação, com certeza, se encontra na correção e reescrita das redações, era nesse método em que eu podia ter uma ampla visão em quais competências eu estava deixando a desejar e poderia melhorar. Participei das atividades de redação do Desafio Nota 1000 e o programa contribuiu demais para meus treinos na escrita, visto que me dediquei ao máximo para atingir a nota máxima no desafio”, disse.

Outra estudante da Rede Estadual de Ensino que atingiu 980 pontos na redação do Enem foi Maria Clara de Lima Honorato, da ECIT Otávia Silveira, na cidade de Mogeiro. A estudante que pretende cursar Ciências Biológicas comentou sobre o grande resultado alcançado.

“Durante a semana eu fazia em média três ou quatro redações. Além disso, ao chegar em casa, no período da noite, eu sempre realizava pesquisas de como aprimorar cada vez mais o meu texto. O Se liga no Enem me ajudou de forma essencial, pois através do projeto obtive várias dicas que foram cruciais para a elaboração da minha redação. Destaco o Desafio Nota Mil como o programa que mais colaborou para que eu atingisse essa pontuação, pois foi através dele que desenvolvi o interesse pela escrita”, disse a estudante.

Desafio Nota Mil - Desafio Nota 1000 é uma iniciativa pública da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, vinculada ao ensino, à produção e à avaliação de redações, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O projeto se materializa, portanto, por meio de 03 frentes estratégicas: avaliação de redações, formação de professores e desenvolvimento do protagonismo juvenil, compreendendo que os impactos só são possíveis com a integração de todos os atores, a partir da apropriação de seus papéis e responsabilidades.

Se Liga no Enem - Se Liga No Enem Paraíba começou em 2018 como um movimento com o objetivo de proporcionar espaço para revisões, práticas laboratoriais, oficinas, atividades culturais e trocas de experiências para os alunos se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aconteceram 17 edições, em sete Gerências Regionais envolvendo milhares de alunos e egressos da Rede Estadual de Ensino.