Mato Grosso
20.03.2025Rayane Alves | Seduc
Duas alunas da rede estadual de ensino poderão representar Mato Grosso nas 57ª Olimpíadas Internacionais de Química, programadas para acontecer em junho, nos Emirados Árabes Unidos.
O feito das estudantes deve-se a conquista de medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Química (Quimeninas), ocorrida em setembro de 2024, quando se destacaram entre as melhores do país.
Antes do embarque para os Emirados, Hellen Cristina Marcelino Correa, da EE 14 de Fevereiro (Pontes e Lacerda) e Izabelly de Lima Pereira, da EE Santa Elvira (Juscimeira), ainda precisam passar pelas seletivas, no dia 21 deste mês. “Estamos preparadas”, garantem.
A escolha dos estudantes que representarão o Brasil em Olimpíadas Internacionais, em sua etapa final, será feita com a aplicação de dois exames com conteúdo de Química do ensino médio: um de caráter experimental e o outro teórico.
Para Érika Daron, ponto focal da Política do Novo Ensino Médio da Seduc, a participação das alunas nas seletivas é um reconhecimento do talento e dedicação delas, além de destacar a qualidade do ensino nas escolas estaduais.
De acordo com ela, a trajetória de Hellen e Izabelly é inspiradora, mostrando que com esforço e apoio educacional, os estudantes podem alcançar resultados extraordinários.
“A comunidade escolar agora torce para que elas brilhem nas próximas etapas e levem a nossa rede estadual de ensino ao cenário internacional”, avalia Érika.