Pernambuco
09.01.2025Estudantes da Rede Estadual participaram da cerimônia de premiação das Olimpíadas de Química 2024. O objetivo da iniciativa é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais e aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas das instituições da educação básica. Participaram do evento alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas. A solenidade aconteceu na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, e reuniu mais de 800 estudantes.
Receberam medalhas os estudantes que participaram da Olimpíada Nacional de Ciência (ONC); Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ); Olimpíada Internacional de Química; da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ); Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr); Olimpíada Norte-Nordeste de Química; e da Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas).
Ao todo, os estudantes da Rede Estadual receberam 1.121 medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa aos que se destacaram durante as competições. Só na ONC, a Rede conquistou 279 medalhas, sendo 137 de ouro, 81 de prata e 63 de bronze.
“Quero expressar minha gratidão a todos que se dedicam diariamente, acreditando que a educação é o verdadeiro caminho para transformar a nossa sociedade. São muitas mãos unidas por uma única causa, que é identificar e potencializar o que há de melhor em cada estudante, formando cidadãos que se destacam e se tornam referência no país”, salientou o secretário executivo de Articulação Municipal, Natanael Silva.
A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada no Distrito de Lagoa da Cruz, no município de Quixaba, no Sertão de Pernambuco, conquistou 105 medalhas na ONC. De acordo com o gestor da escola, Ivan José, esse reconhecimento é o fruto de um trabalho coletivo realizado com muita responsabilidade e foco. “Esse comprometimento tem gerado resultados significativos, não apenas na ONC, mas também em diversas outras olimpíadas e avaliações externas das quais a escola participa. Acredito que esses resultados irão motivar cada vez mais os estudantes a participarem de outras olimpíadas e ser um diferencial na vida de cada um, além de influenciar na escolha de muitos”, ponderou.
“A solenidade de premiação foi muito emocionante, especialmente por ter a presença de tantos alunos da Rede Estadual. Ver o alcance das olimpíadas científicas em praticamente todos municípios de Pernambuco torna o nosso estado um dos maiores em número de participantes, escolas e municípios na ONC e o maior na Olimpíada Pernambucana de Química”, destacou a coordenadora das Olimpíadas de Química em Pernambuco, Maria José Filgueiras.