Estudantes da rede estadual participam de cerimônia de posse para o Parlamento Jovem na Aleam

Amazonas

19.09.2025

Estudantes da rede estadual de ensino, nesta quinta-feira (19/09), deram início a jornada de duas semanas de imersão na 17ª edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ) 2025, com cerimônia de posse realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ao todo, 24 estudantes, sendo 23 da rede pública estadual de ensino, da capital e do interior, viverão a experiência de um mandato parlamentar até o dia 26 de setembro.

Estiveram presentes na cerimônia, além dos estudantes empossados, familiares, diretores e professores da Secretaria de  Estado de Educação e Desporto Escolar, os deputados estaduais que apadrinharam os alunos e a secretária executiva adjunta do Interior, Ana Maria Araújo.
Durante a cerimônia, os estudantes realizaram o juramento e assinaram o termo de posse, se comprometendo a participar da jornada parlamentar. O evento também contou com a apresentação da banda marcial da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella. 

Segundo a secretária Interior, Ana Maria Araújo, a Secretaria de Educação, desde 2008, vem fortalecendo essa parceria com a Assembleia Legislativa e incentivando os estudantes da rede estadual a participarem do programa, consolidando um laço entre educação, política e democracia. 

“São vários estudos, várias disciplinas, onde eles vão aprender como funciona o mundo político, a legislatura, as leis e a legislação dentro do estado do Amazonas e vão levar isso para o seu cotidiano em sala de aula”, afirmou a secretária. 

Vivência legislativa

Com 17 edições realizadas, a partir da parceria entre a Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e a Secretaria de Educação, o Parlamento Jovem diplomou, ao todo, cerca de 720 deputados jovens em todo o Amazonas. O objetivo do programa é reafirmar a importância do poder legislativo, apresentando aos alunos a vivência do processo democrático. 

Durante o período, os parlamentares jovens participarão de sessões plenárias, debates em comissões, elaboração e defesa de Projetos de Lei, além de outras atividades legislativas, ao lado dos deputados estaduais que os apadrinharam.
Uma das estudantes escolhida como jovem parlamentar foi Júlia Caetano, 16, aluna da 2ª série do Ensino Médio na EE Manuel Rodrigues de Souza. Apesar de não ter interesse em seguir na carreira política, a aluna conta que não poderia perder a oportunidade de participar de uma iniciativa tão importante.
“É uma satisfação estar aqui representando a minha escola, representando aquela parte da zona leste que é vista, muitas vezes, de maneira marginalizada. Estou aqui principalmente para representar, para mostrar que nós podemos estar aqui e que podemos conquistar esses espaços”, ressaltou a estudante.

TEXTO: Andrya Pietra

FOTO: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar