Estudantes da Rede Estadual participam de capacitação oferecida pelo Google Cloud

Pernambuco

13.03.2020

Com o objetivo de ampliar o número de profissionais qualificados para atender o mercado de Tecnologia da Informação (TI), além de promover o acesso ao emprego, o Google Cloud e o Porto Digital vão capacitar 50 jovens de minorias sociais (população de baixa renda, população negra, mulheres e LGBTQIA+) em fundamentos básicos de computação em nuvem. Cerca de 300 pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo. Destes, 42 estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) foram classificados para o treinamento, que tem duração de cinco dias, a partir de 16 de março.

O projeto contribui para debater duas questões importantes relacionadas ao emprego. A primeira delas é a dificuldade das empresas em contratar profissionais qualificados para posições na área de TI e, especialmente, para projetos de computação em nuvem, segmentos em franco crescimento no Brasil. A segunda questão é o alto índice de desempregados no brasil que, no quarto trimestre de 2019, ficou em 11% atingindo 11,6 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Também serão aprendidas visões gerais sobre inteligência artificial e machine learning. A proposta é que ao final do curso os selecionados façam uma espécie de estágio por três meses em empresas aportadas no Porto Digital, para desenvolver o que foi aprendido.

“O Google Cloud acredita no Brasil e no potencial de crescimento do mercado de nuvem”, disse o presidente de Google Cloud para a América Latina, Eduardo López. “As empresas precisam de profissionais qualificados em tecnologia de nuvem e temos um compromisso em ajudar as comunidades das quais fazem parte. Estamos felizes e honrados com essa parceria com o Porto Digital”, acrescentou.

O estudante do curso de desenvolvimento de sistemas Eder da Silva, da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, em Paulista, disse que o curso vai agregar experiências que irão fazer diferença no seu currículo. “Eu pretendo fazer graduação em ciências de dados e inteligência artificial e esse curso vai fazer com que eu possa enxergar oportunidades que certamente eu não teria em outro lugar. O Google é referência em tecnologia e poder fazer um curso oferecido por ela de uma certa forma vai possibilitar um aprendizado muito grande”, ponderou

“A gente fica muito feliz com essa oportunidade que o Google Cloud está dando para esses jovens. A nossa grande satisfação ao ver esses estudantes selecionados para participar desse projeto é algo que nos deixa muito motivados. A gente tem certeza que a nossa rede tem estudantes extraordinários e o que nós precisamos é dar oportunidade cada vez mais para eles”, salientou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.