Estudantes da rede estadual participam de atividades voltadas ao Programa Dignidade Menstrual

Bahia

02.05.2022

No Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos, localizado no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, os estudantes vêm participando, nas aulas das disciplinas ao longo da unidade, de diferentes atividades com abordagens sobre o Programa Dignidade Menstrual. Na última semana, foi realizada uma culminância sobre o programa, que contou com apresentações de cartazes, slides, poemas, folders e vídeos informativos sobre assuntos relacionados à menstruação e saúde da mulher.

A vice-diretora do colégio, Simone dos Santos, falou da importância das atividades. “Os professores trabalharam as temáticas relacionadas ao programa com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o que é a menstruação, os cuidados que as mulheres devem ter e de que forma isso interfere da na vida delas”.

Segundo a estudante Ana Carolina dos Santos, 15, 1º ano do Ensino Médio, as informações obtidas através das atividades são fundamentais para as pessoas normalizarem a menstruação. “Fizemos várias pesquisas sobre os assuntos, a exemplo dos primeiros coletores e absorventes menstruais. As atividades foram importantes para mostrar que a menstruação é algo natural na vida da mulher e que o tabu que existe sobre isso precisa acabar”, comentou.
 
Sobre o programa – O Dignidade Menstrual tem por finalidade a distribuição de absorventes higiênicos e a promoção de ações pedagógicas de conscientização sobre o tema. A iniciativa do governo do Estado oferece, mensalmente, um pacote de absorventes descartáveis por estudante e terá um investimento total de R$ 5,6 milhões. Na Bahia, serão beneficiadas mais de 226 mil pessoas na faixa etária de 11 a 45 anos regularmente matriculadas na rede estadual e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Ações pedagógicas - Diversos materiais didáticos também estão disponíveis no Portal da Educação (https://bit.ly/36qWSJx). Dentre eles está a Cartilha Educativa sobre Saúde Menstrual, que explica o que é a menstruação e quais as mudanças que provocam no organismo, bem como contribui para desmistificar tabus relacionados ao tema. Também fazem parte das ações da SEC os processos formativos para estudantes, professores e gestores, visando ajudar na promoção da cultura, do cuidado, da empatia e do respeito.