Alagoas
29.10.2019Texto de Ana Paula Lins
Na Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, os estudantes participaram do “A Hora do Código”, atividade onde os alunos tiveram seu primeiro contato com linguagens de programação por meio de vários jogos. A ideia é mostrar a tecnologia como uma ferramenta educacional acessível.
“Temos aqui diversos jogos que foram elaborados de forma a introduzir os alunos no universo da programação e mostrar que é possível trabalhar a tecnologia de forma fácil. Além disso, queremos incentivar a maior participação de meninas nestes projetos”, explica Victor Brunno de Souza, estagiário de robótica na Seduc.
Camila Vitória Santos da Silva, estudante da 2ª série do ensino médio do Moreira e Silva, aprovou a iniciativa. “Já tinha estudado informática, mas essa ação faz a gente adquirir mais criatividade”, fala a garota, que almeja cursar Administração.
Planetário - Já na Escola Estadual Silveira Camerino, também no Cepa, os alunos receberam a sessão do planetário, espaço onde aprendem mais sobre os planetas, e também uma exposição de pôsteres. “São sessões de 25 minutos onde o participante é envolvido em uma narrativa sobre o cosmos”, conta o coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL). O Clube de Astronomia Formahault, da Escola Estadual Afrânio Lages, também se juntou à ação, oferecendo explanações aos estudantes.
Isabela Caroline da Silva Fernandes, aluna do 8º ano da Camerino, foi uma dentre os 209 estudantes da unidade de ensino que participaram das sessões do planetário. “Gostei muito, pois já tinha estudado sobre astronomia antes. Achei ótima a plataforma do planetário, quero ir a outras sessões”, adianta a garota.
Também receberam atividades da Semana da Ciência e Tecnologia as escolas estaduais Princesa Isabel (A Hora do Código), Teotônio Vilela (planetário), Adeilza Maria ( A Hora do Código), Judite Nascimento, de Messias e Edleuza Oliveira, de São Miguel dos Campos, esta última com atividades do movimento STEM – sigla inglesa para a junção dos termos Ciência, Tecnologia, Engenharia de Matemática – que promove a revolução tecnológica e a busca pro inovação nos modelos educacionais.