Estudantes da rede estadual participam da 5ª edição da Festa Literária de Barreiras

Bahia

26.05.2022

Os estudantes da rede estadual de ensino apresentaram produções textuais, como poemas e poesias, durante a quinta edição da Festa Literária de Barreiras (FLIB), considerada o maior evento literário da região Oeste da Bahia. O encontro foi encerrado nesta quarta-feira (25) e aconteceu em diferentes espaços do município de Barreiras. Com o tema “As vozes do sertão na literatura: diálogos contemporâneos”, o evento marca as comemorações dos 131 anos de emancipação política de Barreiras.  
A estudante Jamylle Thatyelle Freitas, 16, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Manoel Macêdo Cirilo, de São Desidério, apresentou o documentário “Histórias e costumes da velha São Desidério”. “Participar do evento está sendo uma experiência incrível, pois é a primeira vez que eu me apresento em uma festa literária”, revelou.

A professora Janara Soares, do mesmo colégio, falou da importância do protagonismo estudantil dos estudantes no evento. “Eles estão participando não só como espectadores, mas também como produtores através de obras culturais como poemas e documentários. É um momento ótimo de poder compartilhar a produção dos estudantes.

Para a estudante Mickaelly Oliveira, 15, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual El Shadai, de Barreiras, que declamou o poema “Herói ocioso”, inspirado na obra Macunaíma, participar do evento está sendo uma grande experiência. “É muito bom ver jovens da nossa sociedade produzindo cultura, que é tão rica e que às vezes fica escondida. Fico contente em ter este espaço para poder expressar a nossa visão artística sobre o nosso povo”, revelou.

O estudante Guilherme dos Santos, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Antônio Rodrigues Viana, de Buritirama, se apresentou com o coral “Vozes do Sertão”. “Foi uma experiência maravilhosa cantar com o coral do colégio para o público presente e agradeço pela oportunidade, pois foi muito bonito”, disse, entusiasmado.