Pará
19.09.2024As margens do rio Uriboca é o cenário perfeito para a prática da canoagem, modalidade que tem transformado a rotina de estudantes da rede estadual e moradores do município de Marituba, Região Metropolitana de Belém. Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as aulas de canoagem promovem o acesso das técnicas básicas do esporte de forma gratuita na Usina da Paz - Nova União. Mais de 40 participantes fazem parte das aulas, entre manhã e tarde.
Com a missão de apresentar a modalidade esportiva e oportunizar o acesso de forma prática, a iniciativa fortalece as comunidades e preserva tradições, além de promover o contato direto com a natureza.
"É importante eles terem essa noção da canoagem, até com uma valorização cultural nossa enquanto paraense, enquanto nortista que somos, porque a canoagem vem da essência da canoa, dos povos indígenas, consequentemente dos ribeirinhos. Então, eles utilizavam e utilizam muitas vezes as canoas, não somente para a prática de esporte, mas sim como subsistência, para se deslocar e se locomover. A canoagem ainda é um esporte de difícil acesso, por conta dos materiais onerosos que são, então essa oportunidade de terem contato com a canoagem é muito importante, porque certamente isso daí seria bem improvável, por isso que teve uma boa aceitação de todos", conta Laila Jacob, professora de Educação Física.
Da teoria à prática - As aulas iniciam com alongamento, em seguida tem uma roda de conversa para explicar como funciona a dinâmica da aula e, posteriormente, é ministrada a aula prática, tanto na piscina como no próprio rio, sempre com supervisão do profissional do Corpo de Bombeiros. Durante as aulas os participantes ainda recebem orientação sobre Educação Ambiental, sobre a importância da preservação dos rios e sobre a preservação da natureza.
Estudante da 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Fernando Ferrari, Ricardo Ferreira conta que ter equilíbrio é o principal fator para se posicionar no caiaque. "A aula é muito interessante, já que aprendemos tanto sobre o caiaque, como o esporte e como remar. O equilíbrio no caiaque é muito difícil e é com ele que conseguimos fixar na modalidade. E participar das aulas é muito legal e desafiador", disse Ricardo Ferreira, estudante.
Outra participante foi a estudante Tahya Marques, da 2ª série do ensino médio, na Escola Estadual Dom Calábria, que não escondeu o entusiasmo de vivenciar a prática da modalidade. "A canoagem tem os seus perigos, mas também é uma coisa que, além de ser impactante, é uma coisa que faz tu refletires bastante com relação à natureza e a ti mesmo, porque tu tem que ter uma autoconfiança, assim como é bom também para se descobrir e vivenciar experiências diferentes, eu nunca imaginei subir em um caiaque na vida, então é ótimo poder participar", afirma a estudante.
Já para Arthur dos Santos, morador no município, a experiência de participar da aula foi uma mistura de tensão e diversão. "Quando vi pela primeira vez, fiquei interessado e quis muito aprender, principalmente sobre ter equilíbrio, onde eu tive mais equilíbrio no rio, do que na piscina. Então é importante que todas as pessoas tenham este contato com a natureza, que é muito importante para a aprendizagem. É muito bom aprender coisas novas, eu super recomendo a aula", estudante do 6° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Otília Begot.
Inscrição - Todos os estudantes, a partir dos 8 anos e comunidade em geral que estejam interessados em participar das aulas, terão a oportunidade de ter uma experiência completa, com infraestrutura necessária, incluindo equipamentos, coletes, remos, caiaques, e aulas ministradas por instrutor qualificado, sem nenhum custo, basta se inscrever na Usina da Paz - Nova União e verificar os dias e horários disponíveis.
Participante das aulas de natação e hidroginástica, a dona de casa, Cléo Marque, mais conhecida como ‘peixinho’, viu na canoagem uma oportunidade de melhorar a sua autoestima. “Já participei das aulas há três meses e isso fez com que a minha autoestima melhorasse, mesmo fazendo natação e hidroginástica, as aulas de canoagem foram que me motivaram mais a participar, porque não fica só na teoria, vamos para a prática. Fiquei muito emocionada quando consegui ter o equilíbrio para as aulas, isso fez toda a diferença, até porque começo a ajudar outros alunos. Eu gosto muito quando partimos para o rio, porque é diferente, ficamos mais a vontade”, ressalta Cléo Costa, dona de casa.
Parceria - Estudantes da rede pública estadual de ensino no município de Marituba, já contam com mobilidade e oportunidade de acesso a serviços de cidadania ofertados pela Usina da Paz (UsiPaz), por meio da parceria entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Articulação da Cidadania (Seac), onde viabiliza o Projeto Escola da Paz, que oferece ônibus para o transporte de estudantes que precisam chegar à Usipaz, garantindo a chegada à Usina e a volta para as escolas com segurança, além de suporte em alimentação escolar.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc