Estudantes da rede estadual de Alagoas podem se inscrever em aulões para o Enem

Alagoas

17.10.2023

Alunos da rede estadual de ensino já podem se inscrever na Revisão Enem Alagoas, iniciativa da Organização Arnon de Mello (OAM) que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem como objetivo fortalecer a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Gratuitas, as inscrições podem ser feitas nas próprias escolas, até o próximo dia 27. Os aulões, por sua vez, vão acontecer de forma simultânea, em Maceió e Arapiraca, nos dias 28 e 29 deste mês de outubro, das 8h às 12h.

Os aulões devem reunir mais de 11 mil concluintes do ensino médio, sendo 10 mil estudantes no Ginásio Lauthenay Perdigão (antigo Ginásio do Sesi), em Maceió, e 1,2 mil em Arapiraca, no HD Hall. Podem participar alunos de escolas de quatro Gerências Especiais de Educação (GEEs), que contemplam vários municípios da região metropolitana de Maceió e do Agreste alagoano. Cada professor ou responsável pela escola, inclusive, já foi orientado quanto ao processo de inscrição.

No primeiro dia do aulão serão abordados assuntos referentes ao primeiro dia de prova do Enem, que, além da prova de Linguagens, conta também com redação e questões da área de Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). No dia seguinte, o time de professores vai ministrar aulas de matemática, física, química e biologia, apresentando dicas decisivas nesta reta final de preparação para o exame que garante acesso ao ensino superior.

 

Nesta quarta-feira (18), o diretor de marketing da OAM, Beto Oliveira, esteve no auditório da Seduc para apresentar o projeto aos gerentes, reforçando o alcance da iniciativa junto aos estudantes da rede pública. Ele também destacou que, nos dias dos aulões, os alunos devem comparecer vestidos com o fardamento da sua unidade escolar, portando caneta esferográfica azul e pulseira de identificação – que será entregue no ato da inscrição.

“Na chegada dos estudantes aos locais das aulas, entregaremos uma garrafa de água mineral e um kit lanche, além da apostila elaborada pela equipe de professores”, explicou o diretor, sobre o projeto que também conta com o apoio cultural da Assembleia Legislativa de Alagoas e da Prefeitura de Penedo.

Para a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a parceria com a OAM vem para reforçar o projeto Foca no Enem, desenvolvido pela Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Seduc, que já garantiu a realização de 13 aulões na capital e em várias cidades do interior do estado, contemplando, assim, todas as Gerências Especiais de Educação.

Foram três grandes eventos somente em Maceió, onde mais de três mil alunos acompanharam, atentos, as aulas ministradas no Centro de Convenções e no auditório da Reitoria da Ufal.

“O Foca no Enem também disponibiliza aulas online, que são transmitidas, diariamente, no You Tube. O acervo do nosso canal, inclusive, já reúne 59 aulas. Iniciativas como essa demonstram o nosso empenho no sentido de garantir o que há de melhor em preparação para os estudantes da rede estadual, para que eles realmente possam disputar uma vaga em qualquer universidade, e em igualdade de condições com o aluno da rede privada. É dessa forma que o Governo de Alagoas oportuniza a perspectiva de um futuro promissor aos nossos jovens”, salienta a secretária.

Bruno Soriano / Ascom Seduc