Estudantes da rede estadual doam materiais escolares para aldeia indígena de Manaus

Amazonas

21.03.2022

Estudantes do Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus, realizaram, nesta sexta-feira (18/03), a ação de entrega de materiais escolares para a comunidade escolar da aldeia Satere Mawé. A atividade foi uma parceria do projeto Vidas, da unidade escolar, e Benfazer, de ex-alunos da unidade. 

A iniciativa teve o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, que disponibilizou três ônibus para os estudantes e professores serem levados para a comunidade, localizada no Bairro da Paz, zona centro-oeste. 

A ação teve como objetivo estimular a solidariedade, o conhecimento educacional e social dos estudantes a respeito das culturas do Amazonas. Ao todo, foram 100 alunos do Ensino Médio, da 1ª à 3ª série, envolvidos com a arrecadação dos materiais e entrega na comunidade. 

A coordenadora do projeto Vidas, Juliana Oliveira, reforça que ele já é realizado desde 2018, além de que a iniciativa realiza com os alunos palestras, rodas de conversas e debates sobre diversos temas durante o ano escolar.

“Com o projeto podemos trabalhar diversos assuntos com os alunos, e eles se envolvem realmente com tudo, aprendendo e tendo novas perspectivas sobre os temas. Tudo isso em prol do auxílio de instituições não governamentais”, conta a Gestora. 

O estudante Matheus Kramer, de 17 anos, diz que está feliz por participar de um projeto tão bom como este. Finalista da escola, ele auxiliou na arrecadação dos materiais para as crianças indígenas. 

“Nós trabalhamos com todas as 16 turmas da escola para realizar as arrecadações, então desenvolver esse projeto com todos é muito bom para mim, pois posso pensar em como ajudar outras pessoas, além de aprender ainda mais sobre outras culturas, hábitos e costumes”, contou o estudante. 

Projeto Benfazer – Criado pelos ex-alunos da unidade escolar, Sebastião Machado e Thiago Leão, a iniciativa foi inspirada no projeto Vidas, visando ajudar comunidades e instituições não governamentais. 

No início do ano, os ex-alunos entraram em contato com o Colégio Dom Pedro II e realizaram essa parceria em prol da comunidade Satere Mawé. Sebastião diz que o projeto Vidas mudou sua vida, então gostaria de continuar ajudando e mudando a vida de outras pessoas com seu projeto. 

“Enquanto eu estudava na escola, eu participei do projeto, então quando eu me formei e conheci a história da aldeia eu quis ajudar. Após contatar a escola para formar a parceria, realizamos uma semana inteira de palestras e debates com os alunos e começamos as arrecadações. Então ver esse resultado e todas as crianças beneficiadas é muito gratificante”, diz Machado.

Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc