Tocantins
20.02.2025Cinco estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Tocantins tiveram seus projetos selecionados para participar do programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Os estudantes concorrem a três vagas para representar o estado na etapa nacional, onde apenas um segue para a etapa internacional, que ocorre no mês de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Os projetos estão em período de campanha eleitoral até a próxima terça-feira, 25, após isso os projetos passam por uma eleição por meio de um link que ainda será disponibilizado no site do PJM. Podem votar jovens de 14 a 29 anos, durante os dias 26 a 28 de fevereiro, sendo apenas um voto por CPF.
A gerente do Ensino Médio da Secretária da Educação (Seduc), Iane Dias, destaca que a iniciativa é de extrema importância para os estudantes. “Por meio dessa experiência, os jovens aprendem a dialogar, buscar consenso e elaborar soluções para problemas compartilhados, desenvolvendo habilidades essenciais para a convivência em sociedade. Além de expandir seus conhecimentos, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o funcionamento das instituições democráticas, participando ativamente de debates”.
Estudantes selecionados
Cada estudante classificado produziu um vídeo de campanha com o tema desta edição do programa, que é “A integração regional e as mudanças climáticas”. Os vídeos foram avaliados conforme os critérios de originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução.
Confira as campanhas dos estudantes tocantinenses:
Maria Francisca de Oliveira Sousa, da Escola Estadual Deoclides Muniz, de Almas, com o projeto “Saberes Tradicionais De Comunidades Quilombolas e Clima: Diálogo e Integração Para Um Futuro Sustentável” (https://youtu.be/o2Ifm33LAVY);
Samárlly Nunes Milhomemn, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Presidente Costa e Silva, de Gurupi, com o projeto “Integração Regional e Mudanças Climáticas” (https://youtu.be/E_8G6pItR6A);
Anna Tereza Soares da Silva, de Centro de Ensino Médio de Gurupi, com o projeto “Reflorestar para o futuro: a recuperação do cerrado e a proteção de Gurupi” (https://youtu.be/2CqX9i7SkCI);
Expedito Plínio Araújo Conceição, do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Nazaré, com o projeto “Integração Regional e as Mudanças Climáticas: Unindo Forças para um Futuro Sustentável” (https://youtu.be/46r6qO7Ek8w);
João Gabriel de Sousa, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Otacilio Marques Rosal, com o projeto “Uso de materiais recicláveis na contramão das mudanças climáticas” (https://youtu.be/tHN8w1CeMI4).
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), um espaço de coordenação das políticas educacionais que reúne os membros e associados do Mercosul, com o objetivo de proporcionar aos estudantes de redes públicas dos países membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil e a elaboração de propostas sobre temáticas de interesse comum.
Cronograma
Período de campanha eleitoral: De 10 a 25 de fevereiro
Eleições: De 26 a 28 de fevereiro
Auditoria: De 03 a 07 de março
Resultado Oficial: 10 de março
Etapa Nacional (Brasília): 27 a 29 de maio
Etapa Internacional (Foz do Iguaçu): 11 a 13 de agosto
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins