Estudantes da rede estadual do Tocantins estão concorrendo no Parlamento Juvenil do Mercosul

Tocantins

20.02.2025

Cinco estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Tocantins tiveram seus projetos selecionados para participar do programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Os estudantes concorrem a três vagas para representar o estado na etapa nacional, onde apenas um segue para a etapa internacional, que ocorre no mês de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Os projetos estão em período de campanha eleitoral até a próxima terça-feira, 25, após isso os projetos passam por uma eleição por meio de um link que ainda será disponibilizado no site do PJM. Podem votar jovens de 14 a 29 anos, durante os dias 26 a 28 de fevereiro, sendo apenas um voto por CPF.

A gerente do Ensino Médio da Secretária da Educação (Seduc), Iane Dias, destaca que a iniciativa é de extrema importância para os estudantes. “Por meio dessa experiência, os jovens aprendem a dialogar, buscar consenso e elaborar soluções para problemas compartilhados, desenvolvendo habilidades essenciais para a convivência em sociedade. Além de expandir seus conhecimentos, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o funcionamento das instituições democráticas, participando ativamente de debates”.

 

Estudantes selecionados

Cada estudante classificado produziu um vídeo de campanha com o tema desta edição do programa, que é “A integração regional e as mudanças climáticas”. Os vídeos foram avaliados conforme os critérios de originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução.

Confira as campanhas dos estudantes tocantinenses:

Maria Francisca de Oliveira Sousa, da Escola Estadual Deoclides Muniz, de Almas, com o projeto “Saberes Tradicionais De Comunidades Quilombolas e Clima: Diálogo e Integração Para Um Futuro Sustentável” (https://youtu.be/o2Ifm33LAVY);

Samárlly Nunes Milhomemn, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Presidente Costa e Silva, de Gurupi, com o projeto “Integração Regional e Mudanças Climáticas” (https://youtu.be/E_8G6pItR6A);

Anna Tereza Soares da Silva, de Centro de Ensino Médio de Gurupi, com o projeto “Reflorestar para o futuro: a recuperação do cerrado e a proteção de Gurupi” (https://youtu.be/2CqX9i7SkCI);

Expedito Plínio Araújo Conceição, do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Nazaré, com o projeto “Integração Regional e as Mudanças Climáticas: Unindo Forças para um Futuro Sustentável” (https://youtu.be/46r6qO7Ek8w);

João Gabriel de Sousa, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Otacilio Marques Rosal, com o projeto “Uso de materiais recicláveis na contramão das mudanças climáticas” (https://youtu.be/tHN8w1CeMI4).

 

Parlamento Juvenil do Mercosul 

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), um espaço de coordenação das políticas educacionais que reúne os membros e associados do Mercosul, com o objetivo de proporcionar aos estudantes de redes públicas dos países membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil e a elaboração de propostas sobre temáticas de interesse comum. 

 

Cronograma

Período de campanha eleitoral: De 10 a 25 de fevereiro

Eleições: De 26 a 28 de fevereiro

Auditoria: De 03 a 07 de março

Resultado Oficial: 10 de março

Etapa Nacional (Brasília): 27 a 29 de maio

Etapa Internacional (Foz do Iguaçu): 11 a 13 de agosto

 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins