Pará
26.04.2024Estudantes da Escola Estadual Marta da Conceição, na Ilha de Cotijuba, localizada na Região das Ilhas de Belém, participaram de uma aula prática no Museu Paraense Emílio Goeldi, a fim de realizar uma pesquisa de campo no componente Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima. A visita foi realizada, na quarta-feira (24), e envolveu 20 estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
Coordenado pelas professoras de Biologia, Ma. Taiane Novaes e a de Química, Dra. Priscilany Santos, o projeto surgiu com o intuito de instrumentalizar os estudantes à observação e identificação da fauna e flora presentes no Museu, bem como enriquecer e transversalizar o conhecimento científico desenvolvido pelos estudantes na Ilha de Cotijuba.
“Achei bem satisfatório a aula, pois aprendi muitas coisas que posso levar para o meu dia a dia. Pude conhecer a fauna, os animais e a flora, coisas que só vemos dentro de sala de aulas. Aprendi também como é importante e que devemos preservar mais o meio ambiente”, afirma Diego Lima, estudante.
A estudante Pâmela de Oliveira falou sobre a aplicação na prática dos ensinamentos aprendidos no componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima. “Vi sobre o que é a fauna, o que é a flora, vi as separações das espécies, tanto de animais como de vegetais, além da história de cada uma das espécies. Foi a primeira vez que eu fui ao museu e gostei muito da visitação”, conta a aluna.
O local foi escolhido por ter a maior concentração de espécies animais e vegetais do Bioma amazônico para pesquisa. “Conseguimos possibilitar aos alunos das comunidades ribeirinhas esse contato com o bioma amazônico. Então, dentro da proposta, hoje, trabalhada de forma interdisciplinar, plural, dentro do espaço escolar, nós conseguimos entender um pouco e perceber um pouco do que está dentro dos livros, do que é apresentado para o aluno dentro de sala de aula. E eles conseguiram, através de uma aula prática, observar as espécies e vegetais. Conseguiram também entrar em contato de forma direta com a fauna amazônica, algumas em extinção. Então, poder possibilitar essa ida, até mesmo para aqueles que nunca tinham ido transforma o ensino e aprendizagem desse aluno”, disse Lorena Magalhães, diretora da unidade.
Educação ambiental nas escolas - O Pará é o primeiro estado do Brasil a garantir, em todas as etapas do ensino, um componente curricular obrigatório de Educação Ambiental nas escolas estaduais para fomentar o pensamento e a prática sustentável de forma contínua. A Seduc oferece, já neste primeiro semestre, o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, de forma obrigatória nas escolas estaduais e, por adesão, nas municipais.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc