Estudantes da rede estadual do Pará se destacam na Olimpíada Nacional de Ciências

Pará

24.10.2023

Em Santarém, região do Baixo Amazonas, estudantes da Escola Estadual Diocesana São Francisco foram destaques na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Um total de 12 alunos conquistaram medalhas, sendo quatro de prata, três de bronze, além de cinco menções honrosas. A competição estudantil foi feita em duas fases e envolveu questões sobre astronomia, biologia, física, história e química. 

Vinícius Pantoja e Enzo Siqueira, ambos da 1° série do ensino médio; Alice Ferreira e Maria Eduarda Bechara, da 3° série do ensino médio, conquistaram a medalha de prata na ONC. Já Alberth Sousa, João Pereira e Maria Clara Campelo, estudantes da 3° série do ensino médio, alcançaram a medalha de bronze. 

“Um diferencial que percebi na escola foi o estímulo ao estudo que ela fornece, que se demonstra através da preocupação e empenho dos professores e demais integrantes da comunidade escolar em fornecer não só conhecimento, mas desenvolver o sentimento de pertencimento à instituição. Agradeço a professora Conceição e Nunciata, que acompanharam a aplicação do exame e se preocuparam não só com o desenvolvimento no estudo, mas também com o nosso bem-estar mental. Receber a prata é gratificante e simboliza o trabalho de todos que me ajudaram a alcançar. Uma conquista que não é só minha, mas de todos”, disse Maria Eduarda Bechara, uma das premiadas. 

“Eu descobri a ONC no meu primeiro ano do ensino médio, quando o meu professor Josué apresentou para gente e falou que quem tivesse interesse que procurasse ele, que nós íamos nos inscrever e íamos entender como funcionava a prova.  Nesse ano e no ano passado, eu realmente me esforcei bastante, porque é uma prova que explora todos os teus conhecimentos”, conta Maria Clara Campelo, estudante. 

Além das medalhas angariadas, a Olimpíada ainda agraciou os estudantes da 3° série do ensino médio, José Neves, Suzane Silva, Cíntia Lima, Carlos Amaral e Ana Beatriz Dias, com a menção honrosa, que são aqueles que acertarem pelo menos 50% das questões da 2° fase da ONC. 

“Nossa felicidade é grande diante de tamanhas conquistas dos nossos estudantes. A gente sabe que é um trabalho muito árduo e que vem o resultado através dessas avaliações externas que os nossos alunos participam. Este ano, nós inscrevemos cerca de 100 alunos e foi um recorde. Já tivemos outras medalhas em anos anteriores, mas, de fato, essa conquista desse ano é muito significativa, especialmente nas vésperas da aplicação do Saeb”, conta Enia Hoyos, diretora da unidade. 

Sobre a ONC - A Olimpíada Nacional de Ciências é composta por duas etapas, no formato on-line. A primeira fase foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de agosto. Já a segunda fase aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro.

A competição é destinada a estudantes do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1°, 2° ou 3° série); e estudantes da 4° série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries ou anos citados acima. A solenidade de premiação será em Brasília (DF) com data ainda a definir.

 

Texto de Bianca Rodrigues / Ascom Seduc