Pará
18.03.2024O Dia Internacional da Matemática que foi celebrado, na última quinta-feira (14). Para incentivar o aprendizado dos estudantes e comemorar a data, a Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), promoveu o “Desafio da Matemática”.
Na dinâmica, idealizada pelo professor de matemática Charles Ruan Gomes, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram de diversos jogos tradicionais e modernos, como quebra-cabeça cilada, tangram (de origem chinesa); jogo da memória, construído em projeto de robótica; xadrez e outros. Os estudantes que se destacaram durante o “Desafio da Matemática” foram premiados com medalhas personalizadas e brindes.
“Acredito que desenvolver essa dinâmica é de extrema importância para os nossos alunos, afinal, nós trouxemos jogos que eles conhecem, mas outros que são novos para essa garotada. Esses jogos estimulam raciocínio lógico, matemático, estimulam a resolução de problemas e a criação de estratégias, o que é fundamental para o desenvolvimento do aprendizado da matemática e isso é importante para eles, para a escola, mas principalmente para a vida mesmo. Além de todos esses benefícios, a dinâmica proporciona uma aula prazerosa e dá possibilidades de inclusão de cada um desses desafios durante o período letivo. O resultado foi muito satisfatório”, contou o professor.
Para a estudante Steyciane Soares, a experiência foi muito boa e rendeu diversos aprendizados. “Eu achei muito interessante esse desafio da matemática e foi uma experiência maravilhosa participar disso. Foi muito divertido e me rendeu vários aprendizados”, disse.
A estudante Yara Nascimento aprovou o “Desafio da Matemática” e contou que foi uma surpresa muito boa. “Eu achei bem legal esse desafio, porque nas outras escolas eu nunca tinha visto e gostei muito de participar aqui”, comentou
Dia Internacional da Matemática
A data foi escolhida porque em muitos países já é celebrado o Dia do Pi (π), constante matemática iniciada com 3,14. No padrão americano, o mês é escrito antes do dia: assim, 14/3 vira 3/14. A ideia é expandir a comemoração para que todo mundo lembre a importância da matemática na vida das pessoas.
Texto de Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc