Estudantes da rede estadual do Pará participam de Olimpíada de Matemática

Pará

27.10.2023

Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, na região metropolitana de Belém, participaram nesta sexta-feira (27) da cerimônia de premiação dos vencedores da II Olimpíada Rosariana de Matemática, organizada pelo professor Daniel Ribeiro, que ministra aulas da disciplina na unidade.

A iniciativa visa incentivar os estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas na próxima terça-feira (31) na escola, além de despertar o dos alunos para as ciências exatas.  

''A competição, na verdade, faz parte de um projeto nosso, da escola, para motivar os alunos para fazerem as provas do Saeb, com foco nas melhorias dos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Então, a Olimpíada é mais um motivador para os estudos, e resolvemos fazer uma premiação simbólica, com direito a medalhas. Fazemos tudo isso para incentivá-los, para aumentar as performances nos estudos'', explicou o professor Daniel Ribeiro, criador da competição. 

A Olimpíada foi realizada na quinta-feira (26), no auditório da unidade escolar. De forma prática, a competição consistiu em um jogo de perguntas e respostas, dentro dos conteúdos de Matemática ministrados em sala de aula durante o ano. Os primeiros lugares foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

''Posso dizer que fiquei muito feliz e animada em participar da Olimpíada de Matemática. Realmente, competições podem ser uma ótima forma de ativar o estudo de desenvolvimento pessoal. Além disso, projetos como esse podem oferecer benefícios para todos os envolvidos, desde os alunos até a escola e a comunidade geral. É interessante notar que ele oferece temas que despertam o interesse em qualquer pessoa, o que torna o aprendizado ainda mais envolvente e prazeroso. Além disso, as premiações oferecidas são uma excelente forma de incentivar os alunos a se dedicarem mais e a se superarem. Com certeza, a participação na Olimpíada Rosariana será uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos e um sucesso para a escola'', disse a estudante Heloise Vitória Nascimento, que cursa o primeiro ano e conquistou a medalha de ouro pelo primeiro lugar.

''A Olimpíada Rosariana foi um projeto ótimo, com certeza vai incentivar bastante os alunos a querer estudar mais para ganhar. Os assuntos são ótimos e despertam bastante interesse em qualquer pessoa para querer saber mais e estudar. Creio que o projeto será um sucesso e trará ótimos benefícios para todo mundo, além das premiações, que são ótimas e incentivam o aluno. Então, estou muito feliz em poder participar e fazer parte desse novo projeto, que será um sucesso'', completou o estudante Rafael Alves da Silva, também do primeiro ano, que ficou com a medalha de prata pelo segundo lugar.

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc