Reconhecimento Facial
15.09.2025Estudantes do 1º ano da ECIT Coronel Jacob Guilherme Frantz, na cidade de São João do Rio do Peixe, localizada na 9ª GRE, desenvolveram um sistema de reconhecimento facial informatizado capaz de ampliar a segurança e otimizar a gestão escolar. O projeto tem a orientação do professor José Nathan de Sá Tavares, do curso técnico em Informática
O projeto surgiu da percepção da necessidade de melhorar o controle de entrada e saída de pessoas nas escolas. Em apenas um mês e meio de trabalho os alunos Lucas Rodrigues, Lucas Roberto, Pedro Nunes e Rian Matias criaram uma solução funcional utilizando a linguagem de programação Python, bastante popular na área da tecnologia.
O sistema permite identificar, em tempo real quem acessa a escola registrando a presença dos estudantes e evitando a entrada de pessoas não autorizadas. Além de reforçar a segurança, a ferramenta pode ser aplicada para automatizar a chamada em sala de aula e, futuramente, até enviar notificações aos pais informando os horários de entrada e saída dos filhos.
A gerente da 9ª GRE, Fernanda Chagas, destacou a relevância da iniciativa como prova da qualidade da educação pública paraibana. “Esse projeto demonstra a grande capacidade dos estudantes da rede estadual em transformar o que aprendem em sala de aula em soluções concretas para a comunidade escolar, sob a coordenação dedicada de seus professores”, afirmou. "Outras escolas podem querer adotar esse sistema também", completa.
Para o professor coordenador, o mais importante é o protagonismo estudantil. “Quatro alunos do 1º ano conseguiram transformar uma ideia em algo real e funcional. Isso mostra que, com dedicação e orientação, é possível usar a tecnologia para resolver problemas de verdade e trazer benefícios diretos para a escola e para a comunidade”, ressaltou José Nathan.
O projeto de reconhecimento facial da ECIT Coronel Jacob reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba em promover uma formação inovadora, conectada às demandas do presente e do futuro, valorizando a criatividade e a capacidade de transformação dos jovens da rede estadual.