Tocantins
17.12.2019Cláudio
Paixão/Governo do Tocantins
Estudantes da rede estadual de ensino foram premiados e homenageados pela participação na Olimpíada Tocantinense de Química e na Olimpíada Nacional de Ciências – edição 2019. Entre medalhistas e estudantes que receberam menção honrosa somam-se 15 contemplados.
Foram medalhistas na Olimpíada Tocantinense de Química sete estudantes: Ana Luiza Pereira Bezerra, Licélia Fabrício Gonçalves e Victor Matheus Alves de Souza, do Centro de Ensino Médio de Gurupi; Cleberson Silva Cordeiro e Jairo Pereira dos Santos, do Centro de Ensino Médio Antônio Povoa, de Dianópolis; João Gabriel Rodrigues Lisboa e Marcos André Rodrigues Martins, do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Araguaína.
A Olimpíada Tocantinense de Química integra o Programa Olimpíada Nacional de Química, que é uma promoção de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os premiados na Olimpíada Tocantinense de Química 2019 participarão da Olimpíada Norte/Nordeste e Olimpíada Nacional de 2020.
Neste ano, o estudante Elvis Rodrigues Almeida, da Escola Estadual São Miguel, localizada no município de São Miguel, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Química. A entrega das medalhas ocorreu no dia 13 de dezembro, no auditório Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte, da UFT, em Palmas.
Homenagens
Durante a premiação da Olimpíada Tocantinense de Química e da Olimpíada Nacional de Ciências, além dos estudantes premiados, outros 7, da rede estadual, receberam menção honrosa: Emanuela de França Ribeiro, da Escola Estadual Custódia da Silva Pedreira, de Porto Nacional; Rafaela Chagas Minoni e Anthony Monteiro Tavares, do Centro de Ensino Médio Cabo Aparício Araújo Paz, de Ananás; João Pedro Oliveira da Silva, da Escola Estadual Castro Alves, de Santa Fé do Araguaia; Lucas Henrique Rodrigues de Sousa, do Colégio Estadual Tarso Dutra, de Cariri do Tocantins; Marcos Emanuel Martins de Sousa, da Escola Estadual Raimundo Nonato Torres, de Cachoeirinha; Geovanni Phelipp Sousa Carvalho, da Escola Estadual Porto do Rio Maranhão, de São Salvador do Tocantins.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ) o Instituto Butantã e a Sociedade Astronômica Brasileira. A ONC resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental.