Paraíba
30.10.2023Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Everaldo Agra em Santa Terezinha, distrito de Massaranduba, participaram de 04 a 06 de outubro da Festa Literária Integrada de Santa Terezinha (Flist). O evento é organizado pela Festas Literárias Integradas da Paraíba (FLIPB) e idealizado pela Turma de Letras Marcos Agra - UEPB/2001 (LetraMar) e tem o objetivo de formar cidadãos leitores e dar visibilidade à Paraíba no cenário literário.
Durante o evento um dos estudantes relatou a sua experiência em participar do "LiteraST: Clube de Leitura de Santa Terezinha" e também fez um breve comentário sobre o cordel de Igor Gregório, poeta pessoense homenageado na FLIST. Também foi realizada uma encenação sobre a obra "A Terra dos Meninos Pelados", de Graciliano Ramos.
Os alunos do 9° ano produziram o cordel "Santa Terezinha: entre lá e cá". Para contextualizar com o cordel, os alunos do 8ª ano confeccionaram uma maquete do distrito para ser exposta durante o evento.
Também foi colocado em prática o projeto Repórter Flist, realizado por cinco alunos do 8° ano que fizeram a cobertura do evento com gravações dentro e fora da escola e a edição de todo o conteúdo. Além disso, a programação contou com uma corrida organizada pela professora de educação física e teve a participação de 30 estudantes na competição de 5km.
A Flist também teve apresentações, palestras, roda de conversa, sorteio de brindes e contação de histórias por meio do projeto "Mala de Viagens Literárias: contação de histórias" do LetraMar que a escola Everaldo Agra faz parte.
A professora uma das organizadoras do evento, Jacklaine Silva, detalhou que com a chegada da FLIST, os alunos se envolveram em projetos de leitura e apresentaram os resultados no evento.
“Os alunos se sentiram estimulados a integrarem os trabalhos de leitura e escrita propostos, além disso, o evento trouxe muitas atrações culturais. Os alunos, orientados pela escola, estiveram presentes, prestigiando e compreenderam a importância da leitura e da escrita para a sua formação como cidadãos leitores e apreciadores da cultura local”, disse.