Pernambuco
07.11.2025
Dois estudantes da Rede Pública de Ensino de Pernambuco foram selecionados para representar o estado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada entre os dias 27 e 31 de outubro, no Centro de Eventos e Negócios (Fenac), em Novo Hamburgo (RS). O estudante Anderson Gabriel e Maria Júlia, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Antônio José Barbosa dos Santos, de Timbaúba, apresentaram o projeto “Sensor de Nível de Água: uma via para o monitoramento da caixa d’água com o Arduino”, que propõe uma solução tecnológica para evitar o desperdício de água. O sistema automatizado, desenvolvido com sensores e atuadores de baixo custo, é capaz de monitorar o nível de reservatórios e evitar o transbordamento, oferecendo uma alternativa acessível e eficiente para o uso consciente dos recursos hídricos.
O projeto, que foi vencedor da Ciência Jovem 2024, começou a ser desenvolvido quando os estudantes ainda cursavam o ensino fundamental na Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Mariana Ferreira Lima, também em Timbaúba. Desde então, os jovens vêm aprimorando o trabalho com o apoio do professor Jefferson Kennedy e da gestora da Eref, Maria das Neves, que os orientam no processo de investigação científica.
Para o professor de matemática e ciências Jefferson Kennedy, a participação na Mostratec é resultado de um trabalho coletivo e do compromisso do Estado com a ciência e a educação. “O incentivo dado pela Secretaria de Educação, oportunizando a participação dos estudantes pernambucanos em uma das mais importantes feiras de ciências do país, demonstra o compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico em nosso Estado. A iniciação científica começa no chão da escola, mas precisamos de mais incentivos para que outros jovens tenham as mesmas oportunidades. Quando um estudante participa de uma feira, ele não apresenta apenas um projeto, ele retorna com as bagagens cheias de conhecimentos e experiências significativas, que farão toda a diferença em seu processo formativo”, ressaltou.
A gestora da Eref, Maria das Neves, também acompanhou o processo de produção dos estudantes. “Apresentar o projeto foi uma jornada de muito aprendizado e descoberta. Fico feliz pela oportunidade de poder compartilhar a ciência de uma forma tão dinâmica e divertida!”, afirmou.
Entre os mais de dez países representados na Mostratec, Pernambuco se destaca pela força e criatividade de seus jovens pesquisadores. “Participar da Mostratec é vivenciar um grande encontro de ideias e inovação. É uma troca de experiências onde mostramos o potencial e o talento do nosso Estado em uma feira de ciência tão importante”, contou o estudante Anderson Gabriel.
A estudante Maria Júlia também falou sobre o orgulho de estar na competição e representar seu estado. “Representar Pernambuco e mostrar a força e a resistência do nosso Estado é uma honra. Através da curiosidade, podemos alcançar grandes conquistas e transformar o mundo ao nosso redor com ciência e tecnologia”, afirmou.
A participação dos estudantes pernambucanos na Mostratec evidencia o papel da educação pública como espaço de produção de conhecimento, inovação e transformação social, reafirmando que investir em ciência é investir no futuro.