Estudantes da rede estadual de ensino conquistam 2º lugar em feira nacional de iniciação científica

Minas Gerais

12.12.2024

Jovens estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Santos Dumont, em Belo Horizonte, participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), conquistaram o 2º lugar nacional na 12ª Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica (Febrat). O evento ocorreu virtualmente entre os dias 29 e 31 de outubro e contou com projetos de diversas instituições de ensino de todo o Brasil.

O projeto de pesquisa intitulado “Avaliação da percepção dos estudantes da Escola Estadual Santos Dumont sobre a interação corpo humano, exercício físico e saúde”, foi desenvolvido por 12 estudantes, que na época cursavam o 2º ano do ensino médio. Sob a orientação da professora de biologia Khristyanne Moutim, o estudo destacou-se pela relevância científica e pela alta qualidade dos resultados apresentados.

“Me sinto privilegiada por mediar esse processo de construção de conhecimento, e percebo a importância de eventos como esses, onde é possível compartilhar estratégias pedagógicas inovadoras e fomentar ainda mais o interesse dos estudantes pelo conhecimento científico. Foi com certeza uma experiência ímpar!”, afirmou Khristyanne, professora orientadora do projeto.

A pesquisa explorou como os estudantes percebem a relação entre a prática de exercícios físicos e o funcionamento dos sistemas do corpo humano, além de incentivar a conscientização sobre a importância da saúde e bem-estar. Reconhecido na categoria Ensino Médio - Ciências Biológicas, o projeto trouxe grande satisfação e orgulho aos participantes.

“Estamos todos muito felizes por ter nosso trabalho reconhecido, é muito importante para nós enquanto estudantes de uma escola pública receber esse prêmio e nos sentirmos pertencentes ao espaço da universidade e também capazes de fazer ciência.  Sinto que agora leio mais, escrevo melhor, fui uma melhor aluna, participei mais ativamente em sala de aula e sinto prazer pela ciência” comentou Estefane Bernardes, estudante e pesquisadora do projeto.

Sobre a Febrat

A Febrat é um projeto de extensão organizado e realizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), visando a integração entre o conhecimento gerado nas instituições educacionais de Educação Básica e Técnica de todo o país e a socialização da produção deste conhecimento. 

Nesta edição, o evento teve como tema central “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, em consonância com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Iniciação Científica na Educação Básica

O Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), implementado na Rede de Escolas Estaduais de Minas Gerais, tem como objetivo promover o protagonismo juvenil e estimular o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à pesquisa. 

A iniciativa busca fortalecer o aprendizado e preparar os estudantes para o ingresso no ensino superior, incentivando-os a trilhar caminhos de excelência acadêmica. Neste ano, o programa se encontra na sua terceira edição, e já impactou cerca de 700 núcleos de pesquisa, mais de 8.000 estudantes e 500 professores em toda a rede estadual.