Pernambuco
11.07.2025Alunos da Rede Pública de Ensino de Pernambuco conquistaram um total de 69 medalhas na edição de 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), uma das maiores competições estudantis do país. Foram 6 medalhas de ouro, 15 de prata e 48 de bronze, resultados que destacam o empenho de alunos e professores na preparação para a prova.
A cerimônia nacional de premiação aconteceu na última segunda-feira (30), no Rio de Janeiro. Lá, os medalhistas celebraram o reconhecimento do esforço e da disciplina que os levaram ao pódio.
Entre os medalhistas está Vinícius de Lima Monteiro, da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Maria Cecília Barbosa Leal, em Surubim, no Agreste do Estado. Atualmente estudante do 1º ano do ensino médio, Vinícius conquistou a medalha de ouro nacional, tornando-se o mais bem colocado do estado no Nível 2 da competição, destinada a alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Ele alcançou 112 pontos de um total de 120, desempenho que o colocou no topo do ranking pernambucano.
Vinícius participou do projeto “Protagonistas da Obmep”, uma iniciativa da escola sob a orientação do Prof. Jaciel Ramos, que promove a preparação intensiva para a olimpíada com aulas semanais voltadas para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e resolução de problemas de edições anteriores. “Eu já tinha participado da olimpíada diversas vezes, mas na primeira vez que eu passei para a segunda fase, recebi a menção honrosa, mas não alcancei a medalha. Agora estudei muito. Com todo esse esforço, consegui alcançar o ouro. Essa história é a prova de que não devemos desistir”, enfatizou.
Além de Vinícius, outro destaque da mesma escola é o estudante Deyvisson Vitor Nascimento da Silva, que também brilhou na competição ao conquistar medalha de prata. O professor Jaciel Ramos, que acompanhou Vinícius e Deyvisson ao longo das suas trajetórias escolares, destacou a importância da dedicação: “Fiquei extremamente feliz e realizado. No processo de preparação, tínhamos sempre os encontros semanais que auxiliavam os discentes a saberem como justificar a solução para os problemas propostos, tendo em vista que na 2ª fase da Obmep as questões eram abertas. O resultado conquistado, para mim, não foi surpresa”, declarou.