Estudantes da Rede Estadual criam plataformas de divulgação de serviços delivery

Pernambuco

30.03.2020

Em meio a pandemia do novo coronavírus, que já atingiu mais de 160 países, temos visto muitas ações solidárias. É o caso de uma iniciativa promovida por um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, em Garanhuns, que criou uma plataforma gratuita de divulgação de serviços delivery para ajudar a população da região. No portal Achei Garanhuns é possível localizar uma lista de serviços já cadastrados.

Funciona assim: o estabelecimento que oferta algum serviço delivery entra no site www.acheigaranhuns.com.br e preenche um formulário, cadastrandoo o negócio. O cliente, por sua vez, acessa o mesmo site e tem acesso a uma lista classificada por categorias, estabelecimentos e respectivos contatos. Além disso, a equipe também disponibiliza no site dicas de limpeza e cuidados que os estabelecimentos e entregadores devem tomar na hora de levar o pedido até o cliente. 

A ideia surgiu através de outras iniciativas que foram criadas em municípios vizinhos. "É uma plataforma que os estudantes conseguiriam desenvolver, seria bom para eles e para a população. O objetivo é criar um ambiente para que microempreendedores possam divulgar seus serviços e que as pessoas possam encontrar de forma ágil o que procura", contou Gilson Lara, coordenador do curso de Desenvolvimento de Sistemas e orientador do projeto, que ainda pontuou ter recebido mais de 140 formulários preenchidos. "Estamos avaliando cada comércio, de acordo com sua proposta, e inserindo na plataforma". 

Laissa Gama, de 16 anos, é estudante da ETE e está muito feliz com resultado que a plataforma está apresentando. "No início foi um desafio para gente saber como seria desenvolvido o projeto, visto que tudo surgiu em meio ao isolamento social. Através de muitas conferências e troca de mensagens pela internet a gente conseguiu agilizar o processo e criamos tudo em cerca de dez dias. A intenção era soltar a plataforma o mais rápido possível para que a população tivesse acesso", contou a jovem. "Durante esse período de criação o trabalho foi bastante intenso, havia muito compartilhamento de informações e revezamento de turno para que a gente conseguisse cumprir o planejamento", pontuou. 

"Hoje eu me sinto realizada, é muito gratificante estar inserida num projeto como este porque muda muito a nossa cabeça, além de fazer a diferença para a população", comentou 

BZDelivery - Em Bezerros, também no Agreste do Estado, estudantes da ETE Maria José Vasconcelos criaram o BZDelivery: um aplicativo que pode ser acessado em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet e que já conta com mais de 70 empresas cadastradas. "Já tínhamos na escola um grupo de estudantes que costumam desenvolver aplicativos. Entrei em contato e eles toparam na mesma hora. Essa é uma das formas que podemos ajudar, e sei que juntos podemos contribuir na vida de muitos microempreendedores do nosso município", contou Flávio Brayner, professor de informática e coordenador do projeto. Com a divulgação do serviço, surgiu a proposta para o grupo fazer também um aplicativo para o município de Sanharó, que já está disponível e pode ser acessado através deste link.