conquista
16.12.2019Os estudantes da rede estadual de ensino voltaram a brilhar em competições voltadas à matemática. Uma semana após as 27 medalhas – sendo duas de ouro, uma de prata e 24 de bronze – conquistadas na edição 2019 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP, alunos da rede estadual voltam a ser destaque, desta vez em duas competições locais: 13 estudantes conquistaram medalhas na Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) e Olimpíada Alagoana de Matemáticas das Escolas Públicas (OAMEP), ambas realizadas pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM-Ufal).
A lista com os alunos premiados está no site https://www.olimpiadaalagoanadematematica.com/
Direcionadas aos alunos do 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas municipais, estaduais, federais e privadas, as olimpíadas servem como estímulo ao estudo da matemática aos alunos do nível médio e fundamental e busca descobrir talentos latentes nesta área do conhecimento.
Medalhistas - Na OAM, foram três medalhas conquistadas. Os estudantes João Victor Silva dos Santos, da Escola Estadual Padre Cabral e Jeann da Rocha Silva, da Escola Estadual Profa. Margarez Mª Santos Lacet, ambos de Maceió, repetiram o ouro da OBMEP respectivamente nos níveis 1 (6º e 7º anos) e 2 (8º e 9º anos). Já no nível 3, que abrange o ensino médio, bronze para a estudante Gabriela Barbosa Souza, da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, e que é bimedalhista de bronze da OBMEP (2018 e 2019).
Já na OAMEP, dez medalhas – dois ouros e oito bronzes - foram obtidas pelos alunos da rede estadual. No nível 1, que abrange 6º e 7º anos, bronze para as estudantes Gabriela Mendes Teles da Silva, da Escola Estadual Manoel De Araújo Dória e Karen Soares De Souza, da Escola Estadual Profª Rosalva Pereira Viana, ambas de Maceió e também medalhistas de bronze na OBMEP 2019.
No nível 2 da categoria, que compreende 8º e 9º anos, duas medalhas de ouro foram obtidas pelos estudantes do Colégio da Polícia Militar Tiradentes: Lívia Caroline Barbosa Almeida, da Unidade Agreste e Artur dos Anjos Santos Rodrigues, da unidade Maceió. Ambos são bronze na edição 2019 da OBMEP.
Ainda no nível 2, o bronze para os estudantes Arthur Couto De Moraes ( Tiradentes Maceió), Fhelipe Junio Santos Oliveira (Tiradentes Agreste/Arapiraca), Guilherme Silva De Santana (Tiradentes Agreste/Arapiraca), Danilo Rodrigues De Azevedo (Escola Estadual Prof. Rosalvo Lobo, Maceió), Cindhy Glauciele de Lima Rodrigues ( Escola Estadual Prof. José Da Silveira Camerino, Maceió) e Rayssa Thyelle Da Silva Leite ( Escola Estadual Fernandes Lima). Danilo, Cindhy e Rayssa também conquistaram bronze na edição 2019 da OBMEP.
Além disso, 13 Menções Honrosas também foram dadas aos estudantes da rede estadual.
Feito Histórico - Em2019, a rede estadual de Alagoas registrou seu melhor desempenho na história da OBMEP. Pela primeira vez, em quinze anos de história da Olimpíada, a rede estadual teve dois alunos seus conquistando medalhas de ouro em uma mesma edição – até então, as escolas estaduais só haviam conquistado um ouro em 2008 e outro em 2016. O resultado final da edição 2019 da OBMEP foi divulgado no início domês pelo site www.obmep.org.br e, ao todo, Alagoas obteve 89 medalhas e 610 Menções Honrosas na competição.
Das 89 medalhas alagoanas, 81 são da rede pública e 8 da particular – das quais, 78 bronzes, 7 pratas e4 ouros. Os quatro ouros alagoanos foram conquistados por estudantes de Maceió: João Victor Silva dos Santos, da Escola Estadual Padre Cabral; Jeann da Rocha Silva, da Escola Estadual Margarez Lacet; JoãoRafael Silva de Azeredo; do Colégio Santa Úrsula e Matheus Homrich,do Colégio SEB.
A premiação da OBMEP 2019 deve acontecer no segundo semestre de 2020.