Estudantes da Rede Estadual assistem à ópera Rita

Pernambuco

07.05.2018

Mais de 600 estudantes de escolas da Rede Estadual assistiram, nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), à ópera Rita, no Teatro Santa Isabel. A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), ligada à Secretaria de Cultura do Estado, cujo objetivo é despertar nos jovens o interesse pela arte e fazê-los conhecer e ocupar os equipamentos públicos e históricos da cidade. Ao todo, quatro escolas participaram da ação.

Rita é uma ópera cômica, sobre violência doméstica, amor e respeito, de autoria do compositor italiano Gaetano Donizetti. O espetáculo foi estrelado pela Academia de Ópera e Repertório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Sinfonieta UFPE, e o Laboratório de Artes Cênicas (LAC) da Universidade. Nos dois dias de apresentação, os estudantes interagiram com os artistas e refletiram sobre a história de Rita.

“Eu não esperava que o espetáculo tratasse de um assunto tão sério assim. A gente se divertiu bastante e saiu com uma lição importante, que é de manter o respeito em primeiro lugar”, disse a estudante Raquel Trindade, da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM).

Larissa Marques, estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, atribuiu o mérito do exercício de reflexão ao teatro. “Eu achei o tema muito interessante, muito relevante. E estudar um assunto tão complexo assim em um teatro, numa atividade diferente, é bem melhor. Talvez, na escola não surtiria tanto efeito. Eu achava que era um assunto bobo, mas me impressionei. A gente sai refletindo, com uma visão que só a arte proporciona”, observou.

Cada escola participante realizará atividades pedagógicas em sala de aula baseadas na ópera. “Muitos desses adolescentes nunca vieram ao teatro e nem fazem ideia do que é uma ópera. Uma ação como essa faz com que eles se interessem pelo teatro, por vir mais vezes a esses espaços de promoção da arte. Eles ficaram encantados e nós ficamos muito satisfeitos com tudo isso”, frisou Fátima Melo, técnica educacional da Secretaria de Educação.

Participaram dos dois dias de espetáculo estudantes das escolas: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Oliveira Lima; ETE Almirante Soares Dutra; EREM Sizenando Silveira; e ETEPAM.