Estudantes da rede estadual apresentam projetos científicos em feiras escolares

Bahia

30.09.2019

Com o objetivo de incentivar os estudantes da rede estadual de ensino à iniciação científica, as escolas estão promovendo as feiras escolares de Ciências. Por meio de estandes montados, os estudantes compartilham seus projetos científicos criados no âmbito do Programa Ciência na Escola, que é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado. Os projetos envolvem tecnologias sociais de baixo custo sobre temas como sustentabilidade, meio ambiente, saúde, informática e outros. 

No Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP), localizado em Camaçari (47,4 km de Salvador), os estudantes participaram, nesta sexta-feira (27), da 5ª edição da Feira de Ciência e Tecnologias Sociais (FECITESC), que teve como tema “Consciência social e sustentabilidade”. A iniciativa aberta ao público foi realizada em parceria com a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) e contou com a apresentação de 23 projetos subdivididos em categorias como Ciências Exatas e Engenharia, Ciências da Saúde, Empreendedorismo, dentre outras, de acordo com a 8ª FECIBA, que será realizada no final do ano letivo. 

O estudante Érik Amorim Mendes, 16, do curso técnico em Meio Ambiente, apresentou o projeto “Semeando”. “A pesquisa consiste na criação de sacolas de papel revestidas com sementes de plantas que as abelhas mais gostam. Quando as sacolas são descartadas, as sementes dão origem às plantas, que por sua vez, acabam atraindo mais abelhas”, informou.

Caroline Guimarães, 16, do curso técnico em Química, compartilhou com o público presente o projeto “Laboratório itinerante”. “O objetivo do projeto é levar as práticas de laboratório para dentro da sala de aula, através de um laboratório compacto e móvel contendo pia para descarte de soluções, bancada e local para guardar os materiais. Desta forma, as práticas poderão ser realizadas com mais frequência e comodidade”, explicou a estudante. 

Outras feiras

Neste sábado (28), será realizada das 10h às 17h, na praça da Bíblia, em Simões Filho (29,8 km de Salvador), a I Feira Empreendedora Inova Reitor, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon. A feira contará com a participação de 310 estudantes dos cursos técnicos em Logística, Informática e Nutrição, que irão expor projetos e comercializar produtos nos 40 estantes de segmentos como artesanato e gastronomia. O evento, aberto ao público, ainda terá sorteios, palestras e apresentações musicais e de dança. 

No mesmo dia, em Jequié (283 km de Salvador), também acontece a 1ª Mostra de Ciência, Artes e Tecnologias, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Jequié (CJCC). No evento, que acontece das 8h às 12h, na própria unidade de ensino, os estudantes apresentarão projetos desenvolvidos nas diversas oficinas ofertadas na unidade. O público presente terá contato com pesquisa, experimentação e inovação como ferramentas no fortalecimento das práticas de estudo.

FECIBA

As feiras escolares, envolvendo projetos nas áreas de Artes, Cultura, Ciências, Matemática e Empreendedorismo, são a primeira etapa para a seleção de trabalhos que serão apresentados no âmbito da 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). O objetivo da Secretaria da Educação do Estado (SEC) é dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. As feiras escolares foram iniciadas no dia 1º de agosto e prosseguem até 30 de setembro com mostra de trabalhos realizados por estudantes, sob a orientação de um professor.